segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Faltam quatro: Fim antes do fim?


O título deste post é bastante sugestivo. Depois de mais uma rodada do Campeonato Brasileiro, que foi disputada neste final de semana, as coisas já se encaminham bem claramente para este mesmo título: "Fim antes do fim?". É este paradigma que provavelmente teremos neste Brasileirão, com praticamente tudo definido antes do término oficial, ou seja, a 38ª e última rodada do campeonato.

E as partidas deste 34ª rodada se encaminharam justamente para este definição "precoce". Quem ainda está brigando por alguma coisa, seja na parte de cima ou na degola da tabela, tropeçou ou não conseguiu diminuir a distância e se aproximar de seus objetivos, deixando ainda mais os times na sua frente tranquilos e com seus rumos quase que confirmados.


Primeiramente, é muito notório este fato na briga pelo título, onde o Fluminense, mesmo não vencendo, conseguiu aumentar ainda mais sua vantagem e colocar quase as duas maõs na taça do Brasileirão. Jogando no Morumbi, o time arrancou um importante empate contra o São Paulo, e, com mais um tropeço do Atlético-MG, que desta vez foi derrotado pelo Coritiba fora de casa, abriu nove pontos na ponta, faltando apenas quatro partidas para o término da competição. Pelas últimas atuações, onde está mostrando uma "pinta" de campeão impressionante, e com a grande irregularidade do galo neste segundo turno, o tricolor já pode se considerar campeão brasileiro mais uma vez. A confirmação oficial pode vir na próxima rodada. Mas meu palpite é de que a decisão ocorra mesmo na 36ª ou no máximo na 37ª rodada. Na última e derradeira rodada é bem improvável.

As duas últimas vagas para a Libertadores também já estão bem encaminhadas. O Grêmio (que bateu a Ponte Preta de forma dramática, no sábado) e o São Paulo abriram uma boa vantagem em relação ao Botafogo, quinto colocado, e parecem que não vão largar o osso. O time carioca ainda sonha, mas tropeçou novamente nesta rodada, e viu as chances diminuírem bastante. Mesmo caso do Internacional, o "campeão da irregularidade" (juntamente com o Cruzeiro, na minha opinião), que foi derrotado pelo Náutico fora de casa e ainda vê a distância de oito pontos separando a porte de entrada do G-4. Logo atrás, ainda com remotíssimas chances, está o Vasco, que acumulou a impressionante e vergonhosa marca de seis derrotas consecutivas no campeonato, e segue numa crise interminável. O Corinthians, que bateu o já rebaixado Atlético-GO, tem o mesmo número de pontos, e segue se preparando para o Mundial de Clubes.


Quatro equipes nesta rodada praticamente selaram sua vaga na primeira divisão e não correm mais riscos de rebaixamento. Santos, Coritiba, Náutico e Flamengo venceram seus jogos (o primeiro fora de casa, com mais um show de Neymar, e os outros três dentro de seus domínios) e afastaram de vez o fantasma do Z-4. Por falar em zona do descenso, parece que as coisas estão se definindo para um grande clube dentro dela. E definindo pelo lado mais negativo possível. O Palmeiras somente empatou com o Botafogo e viu os rivais da frente se distanciarem na briga para permanecer na elite, aumentando ainda mais o drama e o desespero dos torcedores e da equipe. O Sport, primeiro time na zona, bateu o Vasco em São Januário e segue lutando. Por sua vez, o Bahia, que está na porta de entrada do Z-4, venceu a Portuguesa e manteve a distância de quatro pontos em relação ao time pernambucano, e sete dos paulistas na classificação. Ou seja, a situação do verdão é muito complicada e quase irreversível.

Faltando apenas mais doze pontos a serem disputados, a equipe terá que vencer e torcer contra os seus rivais para permanecer na elite do futebol brasileiro. O time não entrega os pontos, mas todos sabem que a escapatória é bem difícil. A sequência de jogos não ajuda, e o próprio desempenho da equipe atrapalha no destino final do clube. A torcida ainda pode acreditar, mas já pode deve ir se acostumando mais uma vez com a segunda divisão, num ano onde o clube volta a disputar a Libertadores. Momento bastante controverso e dramático para um gigante do nosso futebol.


A 34ª rodada do Brasileirão deixou bem claro este panorama para muitas equipes na tabela de classificação: que as disputas e objetivos terão sua denifição antes mesmo da última rodada do campeonato. Na questão do título de das vagas a Libertadores, esta questão é quase certa. No rebaixamento, o Figueirense, depois de mais uma derrota, teve o descenso praticamente decretado. O caso do Palmeiras é também concreto para isto. A outra vaga do Z-4, disputada por Sport e Bahia, ainda promete emoções até a rodada final, pois a alternância e a oscilação de resultados entre essas equipes é muito grande. Pois bem, amigos, o que nos resta é acompanhar estas quatro últimas rodada do Campeonato Brasileiro, que prometem ainda muita polêmica e disputa dentro e fora de campo, onde o futuro dos clubes está em jogo. Independentemente da definição na antepenúltima, penúltima ou até na última rodada, fato é que a bola vai rolar muito ainda nestes gramados do Brasil, mexendo com a cabeça e com o coração principalmente de nós, torcedores. Este é o nosso Brasileirão.

16 comentários:

  1. O Palmeiras está praticamente rebaixado, enquanto o Sport, para mim, é o único time que pode sair do rebaixamento ainda. Fluminense é praticamente campeão, lembrando que ainda enfrenta o Cruzeiro, rival do Atlético-MG.

    Comenta aqui:
    http://fcgols.blogspot.com.br/2012/10/coluna-do-patryck-eliminatorias-para.html

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente será fim antes do fim.
    Fluminense só perde este título, se for muito, MAS MUITO FRACO.
    E não é o que vem mostrando ao longo deste brasileirão.

    ResponderExcluir
  3. Fim antes do fim, meu caro Gabriel. Não teve jeito. Vejamos agora se o Mano amolece e chama o Frederico!

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse Brasileirão foi muito bom, mas eu acho que esse ano vai ser melhor.

    ResponderExcluir
  5. Sem sombra de dúvidas que o brasileirão deste ano vai ser muito melhor e com o Fluminense campeão novamente.

    ResponderExcluir
  6. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  7. telasmosquiteiras-sp.com.br
    replicasderelogios.tv
    www.telasmosquiteiras-ed.com.br

    ResponderExcluir
  8. http://telasmosquiteiras-sp.com.br
    http://replicasderelogios.tv
    http://telasmosquiteiras-ed.com.br

    ResponderExcluir
  9. Since its establishment in 2017,LosFamos has been a nurturing ground for Instagram stardom. With a range of services tailored to boost engagement, their expertise extends beyond mere numbers. Whether you're an aspiring influencer or a brand seeking to captivate audiences, LosFamos provides the tools to transform your Instagram journey into a story of success.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!