quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Últimos ajustes para o ouro


Está cada vez mais perto e reluzente. Depois da vitória diante da Coreia do Sul, na última terça-feira, e consequentemente com a classificação assegurada para a final dos Jogos Olímpicos de Londres, a seleção brasileira se vê muito perto de finalmente conquistar a inédita medalha de ouro para o nosso futebol, e, assim, prepara os últimos detalhes para a decisão, que acontece no próximo sábado, diante do México.

A partida das semifinais já prometia um panorama parecido com o jogo diante de Honduras, pelas quartas-de-final: com o Brasil com todo o favoritismo possível, diante de uma seleção que entrava como franca-atiradora e tentava surpreender. E, diante disto, o técnico Mano Menezes repetiu o que vinha fazendo nos últimos (aliás, em todos os) jogos desta Olimpíada: mudou a formação da equipe dentro de campo, tanto taticamente como também as peças.


Como já havia testado na partida contra a Nova Zelândia, ainda na primeira fase, Mano optou por atuar num 4-4-2, sacando Hulk e colocando Alex Sandro. Assim, este último alternava sua posição na lateral-esquerda com Marcelo, que, por sua vez, jogava mais avançado no meio-de-campo, ajudando Neymar e Oscar na armação das jogadas. A mudança fez com que o time ficasse bastante eficiente no lado esquerdo de ataque, utilizando do rápido toque de bola para envolver o adversário.

Porém, o que se viu no começo de partida foi uma dificuldade da nossa seleção em aplicar seu ritmo de jogo. Com isso, o time acabou tomando dois grandes sustos na defesa, quase sofrendo o primeiro gol. Mas, com o decorrer de partida, a equipe conseguiu se encaixar, e, novamente usando da velocidade, habilidade e entrosamento dos jogadores, conseguiu criar chances claras de gol, até abrir o placar com o volante Rômulo, depois de boa jogada armada por Oscar e Neymar.


Este primeiro, aliás, voltou a brilhar, depois de uma atuação apagada nas quartas. O camisa 10 da nossa seleção usou e abusou de seu excelente futebol para ajudar a seleção a marcar mais duas vezes. Ele, juntamente com Neymar, foi o responsável por criar as principais jogadas ofensivas do time. Porém, o responsável por colocar a bola para as redes foi Leandro Damião, que chegou ao seu sexto gol e agora é artilheiro dos Jogos. Primeiro, ele aproveitou boa jogada de Neymar e Marcelo para finalizar com força e marcar o segundo. Mais tarde, usou seu faro de gol apurado para empurrar de bico, marcando o terceiro e selando a classificação brasileiro para a final olímpica, fato que não acontecia já haviam 24 anos.

Ficou nítida a grande fragilidade da seleção da Coreia do Sul  na partida, que, mesmo com isso, acabou por criar oportunidades claras de gol, ameaçando o gol do goleiro Gabriel. Porém, mais uma vez o Brasil soube lidar com as dificuldades, conseguiu impor seu futebol, dominou boa parte do jogo e obteve a vitória e a classificação para a decisão. Mano ainda precisa acertar alguns detalhes da equipe dentro de campo, e fica a expectativa se a escalação será mudada mais uma vez. Mas a certeza do torcedor brasileiro é cada vez mais forte de que esta geração trará o inédito ouro olímpico para o nosso país. Sábado a história será escrita, e pelo que tudo indica ela deverá ter uma reluzente luz dourada. É o que todos esperam.

2 comentários:

  1. Nossa seleção caminha a passos largos para o ouro, Leandro Damião, Oscar e Neymar desequilibrando a cada jogo!

    Abraço!
    Lucas Campi - paixaopelaum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nem vou falar que desde o inicio sempre apostei no Ouro do Brasil até pra não dar uma de 'o foda'. Mas eu acho que só um desastre tira esse Ouro nosso. O time tá bem encaixado do meio pra frente.

    As 21 melhores músicas do FIFA 12
    http://migre.me/aeGY6

    Muricy Ramalho dispara contra a CBF e diretoria santista
    http://migre.me/aeH1o

    Tudo sobre a 15ª rodada do Brasileirão Série A no DF!
    http://migre.me/aeH3p

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!