segunda-feira, 23 de julho de 2012

Os de cima sobem, e os debaixo descem...


Neste final de semana tivemos a realização da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ela se iniciou no sábado com três partidas e teve seu complemento no domingo. E o título deste post já pode resumir bem o que foi esta rodada: as equipes que estão na parte de cima da tabela (com exceção do Botafogo) venceram suas partidas, permanecendo bem no campeonato e afunilando ainda mais a disputa pelo título e pelas vagas no G-4. Por sua vez, quem já estava meio mal das pernas continuou assim ou piorou sua situação.

Vamos começar falando da rodada de sábado, onde líder e vice-líder entraram em campo, venceram suas partidas e permaneceram no páreo na briga pela ponta. O primeiro lugar não mudou de mãos. O Atlético-MG mais uma vez mostrou o bom futebol da equipe comandada por Cuca e goleou o Sport na Ilha do Retiro, com destaque para seus principais jogadores: Ronaldinho Gaúcho, Jô e Bernard marcaram uma vez cada e garantiram a manutenção da liderança para o galo, que parece não estar disposto a sair de lá por enquanto.


E, se os mineiros ganharam, os cruzmaltinos não poderiam deixar por menos. Dentro de casa, o time passou com tranqüilidade pelo fragilizado Santos. Mesmo com o desfalque e com a saída de dois jogadores importante, que foram negociados com o exterior (Fagner e Diego Souza) a equipe de Cristovão Borges mostrou sua principal característica: a força do seu grupo, que fez a equipe manter seu rendimento e continuar vencendo, sempre a caça do galo. Tanto atleticanos quanto vascaínos podem comemorar, pois ambos estão quase que impecáveis na regularidade nestas primeiras onze rodada de Brasileirão.

Quem não desgarra de perto deles é o Fluminense, que não teve vida fácil contra a Ponte Preta, que está sendo um osso duro de roer para todos até agora na competição. Com um gol de pênalti no final da partida, Fred fez a equipe permanecer na terceira posição e não se distanciar dos dois alvinegros da frente. Um pouco mais distante do Flu, mas nem tanto, permanece o outro tricolor, o Grêmio, que foi até o Engenhão e calou a torcida botafoguense, no jogo que marcou a estreia do meia Seedorf com a camisa do time da estrela solitária. Os gremistas seguem muito confiantes, pois estão vendo que o grupo de jogadores, com a qualidade individual que tem, está formando um time entrosado e bem distribuído dentro de campo. Já o fogão, com a derrota, acabou se distanciando um pouco do grupo da frente.


Aparecendo agora na quinta colocação está o Cruzeiro, que venceu novamente e encostou de vez no G-4. Dentro de casa, a equipe celeste bateu o Flamengo pelo placar mínimo e deve seguir brigando nas cabeças da tabela de classificação. A do seu rival derrotado segue bastante delicada, onde as vitórias estão escassez e a pressão se faz presente constantemente. Nada garante a manutenção de Joel Santana na equipe. O São Paulo finalmente desencantou sob o comando de Ney Franco e, com muita eficiência, venceu o Figueirense e permanece brigando por uma vaga na Libertadores. Os jovens são-paulinos acabaram assumindo a responsabilidade e resolveram o placar. O Figueira permanece ladeira abaixo na tabela, e agora Adílson Batista é a aposta para tirar os catarinenses desta incômoda situação.

Quem também permanece ladeira abaixo, ou quer dizer, afundado na lanterna, é o Atlético-GO, que voltou a der derrotado, e desta vez com goleada. 4 a 1 diante do Internacional, que promovia a estreia de Fernandão no comando da equipe. Uma aposta ousada dos diretores colorados, que estão confiando num ex-ídolo da torcida para fazer um grupo de ótimos jogadores se tornar uma equipe de qualidade. Com Falcão não deu certo, mas Fernandão possui uma “cartilha” mais farta de escolhas para poder formar esta equipe. Tentando entrar de vez no campeonato, o Palmeiras parece que está no caminho certo: na Arena Barueri, a equipe contou com a reestreia do atacante Obina para bater o Náutico com facilidade e tentar engrenar de vez. Porém, o verdão ainda tenta se afastar da zona de rebaixamento, coisa que o timbu também busca.


Falando em se afastar das últimas colocações, duas partidas acabaram envolvendo esta temática. Porém, acabaram empatadas. No sábado, o Pacaembu recebeu um ótimo público. Mas o Corinthians acabou não correspondendo as expectativas do seu torcedor. Ficou no 1 a 1 com a Portuguesa e, assim com o rival Palmeiras, ainda tenta se achar no Brasileirão. Já a lusa permanece no Z-4, assim como o Bahia, que deixou escapar dois preciosos pontos dentro de casa contra o Coritiba, depois de estar vencendo por dois gols de diferença. A briga é bastante ferrenha já neste início de Campeonato Brasileiro tanto na parte de cima como na parte debaixo da tabela. E esta 11ª rodada acabou que favorecendo quase que por completo as equipes com destaque na classificação. Neste meio de semana tem mais.

Um comentário:

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!