quinta-feira, 19 de julho de 2012

Início da 10ª rodada = Desempenhos e afirmações cada vez mais nítidas


Nesta quarta-feira tivemos a abertura de mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. E esta foi a primeira rodada acontecendo nos meios de semana, onde esta marcará agora o começo de uma maratona de jogos, o que já é característico no Brasileirão. E, esta 10ª rodada, mesmo que ainda não tenha acabado, já pode ser marcada pela “nitidez” do desempenho das equipes. Isto é, cada vez mais conseguimos visualizar os favoritos ao pelotão de frente da classificação e também os que passaram por apuros na parte debaixo da tabela.

Então, vamos começar falando das equipes que já são consideradas favoritas e devem frequentar os primeiros lugares na classificação. A liderança continua sendo do Atlético-MG, que mais uma vez apresentou um bom futebol e venceu bem um Internacional cheio de desfalques. O galo chegou a sua oitava vitória em dez partidas e permanece muito embalado. Cuca parece que finalmente achou seu time, formou uma base com experiência e promete uma disputa ferrenha. Já o colorado, mesmo com a derrota, deve disputar ao menos uma vaga no G-4, com todos os jogadores contratados. O elenco do colorado é muito forte, coisa que é essencial para a disputa de um campeonato tão longo como é o Brasileirão.


Quem segue na cola do galo é o Vasco, que na noite de ontem foi até o Morumbi e venceu o São Paulo com autoridade. Não no placar (que foi o mínimo), mas sim pela superioridade que os vascaínos demonstraram em toda a partida, marcando forte e tocando muito bem a bola, sob a batuta de Juninho Pernambucano. Assim, o cruzmaltino é outro time que deve frequentar as primeiras posições, pois permanece com um time muito entrosado, que mescla muito bem experiência com juventude. A situação do São Paulo já é a inversa: com o futebol de baixíssimo nível que vem apresentando desde o começo da competição, a equipe vai ser um mero figurante se não se mexer e trazer reforços. Muitos setores ainda estão carentes dentro de campo, e a diretoria precisa se agilizar para ajudar o técnico Ney Franco, recém-contratado pelo clube.

O Grêmio pode ser considerado aquela equipe que está na chamada “ascensão” no campeonato. Ontem, no Estádio Olímpico, o time saiu atrás, mas buscou a virada, vencendo o Sport e entrando no G-4. Depois do início discreto, o tricolor gaúcho vem se acertando, e com o time que tem é forte candidato a uma vaga na Libertadores, ou até quem sabe o título. Promete incomodar bastante ainda. O Sport segue embaixo da tabela, e ainda busca se reabilitar para entrar de vez no campeonato. Botafogo e Santos fizeram o clássico alvinegro da rodada, que acabou num fraco empate sem gols. O fogão permanece na cola dos líderes, e deve permanecer durante a competição assim. Oswaldo de Oliveira tem o time nas mãos, e ainda ganhou algumas importante peças que a diretoria está trazendo. Já o peixe, desfalcado de suas estrelas, ainda não decolou no Brasileirão. Jogadores de qualidade o time tem para brigar nas cabeças da competição. Só falta colocar o jogo coletivo e o futebol dentro de campo, coisa que não vem aparecendo nas últimas partidas.


No estádio dos Aflitos, o Náutico contou com o retorno do atacante Kieza para bater a Ponte Preta e aliviar sua situação na tabela de classificação. Assim com o rival Sport, o timbu ainda tenta se estabilizar na competição. Já a Ponte Preta faz um início de campeonato muito interessante, com um time rápido e entrosado. Se a equipe tiver uma boa regularidade, pode chegar a incomodar os favoritos. E quem acabou se recuperando na rodada e novamente encostando nas primeiras colocações foi o Cruzeiro, que foi até o Canindé e venceu a Portuguesa, que permanece mal. A raposa deu uma certa “derrocada” nas últimas partidas, porém entra forte para brigar pelo G-4 até o término do campeonato. Só falta a equipe ser mais regular.

Quem ainda busca esta regularidade também é o Corinthians, que foi até o Engenhão e aplicou um 3 a 0 pra lá de convincente no Flamengo. O substituto de Alex foi o grande destaque do jogo. Douglas marcou duas vezes e colaborou muito para o triunfo do timão, que agora busca entrar de vez no Brasileirão para quem sabe disputar o título. Alguns fatores podem atrapalhar o time, como a saída de jogadores importante e também a preparação e o interesse no Mundial de Clubes, coisa que já está na cabeça dos corintianos. Se isto não atrapalhar, a equipe tem muito time para defender a taça de campeão. 


E, se por um lado o Corinthians busca objetivos maiores, o Flamengo já se preocupa com possíveis quedas para as últimas colocações. A partida de ontem mostrou nitidamente como o time está atualmente: abalado e muito enfraquecido com problemas dentro e fora de campo. A torcida já protesta, e com razão, querendo atitudes da diretoria, que ultimamente só anda dando notícias desagradáveis ao torcedor. A situação está bastante crítica nos bastidores, e isso é claro acaba afetando a equipe dentro de campo. E não adianta somente mandar Joel Santana embora. Sem peças e sem reforços, o rubro-negro pode se acostumar a olhar a parte debaixo da tabela.

A abertura da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro foi assim. Alguns favoritos ganhando e continuando embalados, outros se recuperando de derrotas anteriores e ainda quem esteja mal das pernas. Sendo assim, como já foi dito no inicio, o Brasileirão vai ficando cada vez com uma cara mais nítida, e as afirmações já podem ser feitas com mais fundamento. A busca pela regularidade ainda continua, porém os objetivos já vão se desenhando, almejando sempre o melhor lugar na classificação.

6 comentários:

  1. Ae tudo bem?


    ae ta afim de fazer parceria com meu blog? o meu é futebolinteligencia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ei, cara, esse Flamengo é muito fraco. Como eu dizia com um conhecido, outro dia. Falta técnica, não técnico.

    ResponderExcluir
  3. Pow cara, seu blog é muito bom em, ótima redação.

    Se possível veja meu blog e mais se possível ainda, tem como fazer uma parceria ?
    http://prorrogacaoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar as redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!