quinta-feira, 26 de julho de 2012

Disputas, gols e trocas na tabela: a abertura da 12ª rodada do Brasileirão


Nesta quarta-feira o nosso Campeonato Brasileiro apresentou e iniciou mais uma de suas rodadas, a sua 12ª desta edição. Sete partidas foram disputadas na noite de ontem. E quase todas estas se caracterizaram por grandes disputas e equilíbrio dentro de campo, além de muitos gols e resultados que proporcionaram algumas mudanças na tabela de classificação.

Vamos começar destacando as partidas que se iniciaram as 19h30. No estádio Moisés Lucarelli, a Ponte Preta buscava a reabilitação no campeonato, depois de tropeços seguidos. Porém, a macaca não passou do 1 a 1 com o Sport e, depois de um início muito promissor, parece que está perdendo força. O rubro-negro ainda busca se afastar de vez da degola. Quem está e continua dentro dela, da zona de rebaixamento, é o Figueirense, que perdeu mais uma em casa. Desta vez para o Internacional. O time catarinense passa por um momento muito conturbado, com muitas trocas na comissão técnica e no comando de futebol do clube. Empresas parceiras da equipe acabaram se afastando, e agora o novo técnico Hélio dos Anjos tenta ser o bombeiro para apagar esse incêndio que já invade e acaba afetando o time dentro de campo. Já o colorado obtém sua segunda vitória seguida com Fernandão e se aproxima do G-4. e ainda o uruguaio Forlán já deve fazer sua estreia na próxima rodada, melhorando ainda mais o belo time dos gaúchos.


Nos Aflitos, o duelo entre times do meio para baixo da tabela acabou proporcionando um jogo com muitos gols, reviravoltas no placar e a importante vitória dos visitantes. Depois de estar perdendo por duas vezes, o Coritiba mostrou a força do seu grupo e buscou a virada, vencendo o Náutico por 4 a 3, num jogo acirrado. Com o triunfo, o coxa dá um respirada na classificação, e agora tenta encaixar seu bom time para fazer uma boa campanha no Brasileiro. O timbu já se preocupa novamente com a parte debaixo, e ainda anda muito irregular na competição.

O clássico estadual da rodada aconteceu no Engenhão. E, apesar do pouco público, Vasco e Botafogo proporcionaram uma partida bastante movimentada e disputada, boa aos olhos do torcedor, e que acabou sendo decidida nos momentos finais. A primeira etapa foi do domínio do fogão no início, mas depois o cruzmaltino tomou conta da partida e teve ótimas chances de marcar, porém não obteve sucesso em suas boas tentativas. Seedorf e Juninho Pernambucano comandavam o meio-de-campo de suas equipes, e o jogo voltou a ser equilibrado no final do tempo. Na etapa final, porém, o predomínio de bola do Botafogo era maior, só que a equipe não criava chances. Até por isso mesmo, o time acabou sendo castigado no final de partida, quando Juninho usou sua raça e categoria para servir Alecsandro (artilheiro do Brasileirão, agora com 8 gols) e marcar o gol da vitória, que colocou os vascaínos na liderança provisória.

 
Quarta vitória seguida do Vasco, que continua sem tomar gols e segue muito embalado, vai superando as dificuldades e não desgarra na caça ao Atlético-MG. Já o Botafogo sofre seu segundo revés seguido, já começa a se afastar do G-4 e liga o sinal amarelo. Principalmente na partida de ontem, a equipe deu sinais evidentes que seu esquema tático dentro de campo está apresentando deficiências. Oswaldo de Oliveira precisa ficar de olho nessa situação.

No Pacaembu, o Corinthians voltou a vencer depois dos tropeços a últimas rodadas. A vítima foi o Cruzeiro. Triunfo por 2 a 0, com tranquilidade. O campeão da Libertadores ainda busca sua regularidade no campeonato, pois time a equipe tem para brigar pelas primeiras colocações. Porém, é preciso focar na competição, esquecendo dos desafios do final do ano, que ainda estão longe. A raposa, depois de conseguir duas importantes vitórias, volta a perder, mas permanece perto dos primeiros colocados. E quem continua também e se aproximou mais ainda dos líderes é o Grêmio, que mais uma vez somou três pontos e parece ter se encaixado de vez no Brasileirão. O tricolor dos pampas bateu o Fluminense com um gol solitário de Kleber, num jogo bastante truncado no meio-de-campo e sem muitas oportunidades de gol. O time agora está a apenas um ponto dos cariocas, que, por sua vez, acabaram sofrendo com os desfalques e sendo derrotados. Porém, a terceira colocação foi mantida.

 
Pra fechar o giro pelos jogos de abertura da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, paramos no estádio Serra Dourada, onde o ex-lanterna Atlético-GO aprontou pra cima do São Paulo. O time goiano começou com tudo, logo abrindo 3 a 0 no placar. Depois de um sofrer um gol, fez mais um e foi para os vestiários com 4 a 1 na conta. Mas a equipe relaxou na segunda etapa, levou dois gols, mas segurou a suada e importantíssima vitória, que não tira o time da degola, mas que ajuda muito, até na moral e no entusiasmo de todos dentro do clube. Já o tricolor paulista continua mal sob o comando de Ney Franco, que está utilizando jovens jogadores para tentar sanar os desfalques e as deficiências no elenco, coisa que não anda dando certo. Reforços urgentes: é isso que o time precisa, caso contrário não tenha treinador que consiga dar jeito na situação. Nesta quinta-feira três partidas completam mais uma rodada do Brasileirão, e a expectativa é a mesma da abertura: gols, jogos acirrados e mudanças na tabela. Vamos conferir.

Um comentário:

  1. Olá! Legal o seu blog. Não consigo entender como o São Paulo tomou tanto gol idiota, de cabeça.

    Estou criando um blog de futebol também. Mas, é na verdade um jogo. Você tem que palpitar quem vai mandar a bola na trave em cada partida. Vale premios tb. Visita lá! www.blogdatrave.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!