domingo, 29 de julho de 2012

Bom futebol colocado em prática = Resultado e atuação convincentes


Na manhã deste domingo a nossa seleção brasileira olímpica entrou em campo para o segundo confronto válido pela fase de grupos dos Jogos Olímpicos de Londres. Jogando no estádio Old Trafford, o Brasil buscava uma vitória e uma boa atuação para afastar a impressão deixada no jogo de estreia, onde bateu o Egito, mas não convenceu ninguém com seu futebol. Porém, os planos dos jogadores e do técnico Mano Menezes deram certo: atuação convincente, características e a qualidade dos atletas colocadas em prática dentro de campo, que fizeram o time chegar a mais uma vitória e garantir a classificação antecipada para as quartas-de-final dos jogos.

Além do triunfo, o que ficou de positivo na partida contra a Bielorrússia foi a atuação e a postura do time brasileiro dentro de campo. Mesmo tomando um susto logo no início de jogo, os atletas souberam ter calma e jogar a partida com tranquilidade. E, diante de uma forte marcação dos adversários, o gol acabou saindo com naturalidade, pela qualidade individual e o entrosamento dos homens de frente da seleção, que falaram a mesma língua e acabaram resolvendo a partida.


O técnico Mano Menezes promoveu apenas uma alteração na equipe em relação a partida de estreia: colocou Alexandre Pato no lugar de Leandro Damião. E a mexida acabou surtindo um efeito positivo na equipe dentro de campo. Pato, apesar de jogar como centroavante, também se movimentava bem entre os zagueiros, auxiliando nas jogadas de ataque. Mas quem acabou marcando primeiro foi a Bielorrússia, aproveitando mais um cochilo da defesa brasileira. Depois do gol, a equipe acabou melhorando na partida, tomou conta da posse de bola, trocava passes, invertia jogadas e chegava com perigo. O gol saiu não muito tempo depois, com Pato, que acertou uma bela cabeçada depois de lançamento de Neymar. O empate não contentou nosso meninos, que passaram a dominar ainda mais o jogo, mas pecavam pela falta de objetividade. Enquanto isso, nossa defesa ainda falhava em alguns lances.

A segunda etapa começou com o mesmo panorama: o Brasil com quase toda a posse de bola e tentando furar o forte bloqueio do adversário, que defendia com praticamente todos os jogadores. Porém, diferentemente da etapa inicial, a seleção apresenta jogadas ofensivas mais "agudas". Com o apoio dos dois laterais, os homens de frente eram auxiliados por Oscar, que se movimentava bastante. Com isso, as oportunidades foram aparecendo uma atrás de outra, e o gol era mera questão de tempo. E ele veio em uma bola parada. Neymar acertou um lindo chute em cobrança de falta, encobrindo o goleiro e virando a partida. O time, assim, diminuiu um pouco o ritmo, mas continuou com pleno domínio em campo, e com a defesa se postando melhor e não sofrendo sustos. Mano ainda promoveu algumas alterações, mas quem vinha por finalizar a vitória seriam os dois jogadores que mais se destacaram na partida, desde o começo: Neymar fez linda jogada, que acabou na também linda finalização de Oscar, fechando o marcador no Teatro dos Sonhos e carimbando a vaga da seleção na próxima fase dos Jogos Olímpicos.


Os destaques desta vitória da seleção podem ser considerados tantos as atuações individuais dos jogadores, principalmente Neymar (que assumiu a responsabilidade de ser a principal estrela deste time, chamou o jogo pra si, participou dos três gols e acabou sendo decisivo) e Oscar (mostrando que realmente é o maestro desta equipe e que a camisa 10 está em ótimas mãos). Além deles, a atuação coletiva também é de se comemorar: mesmo com jogadores muito jovens, a equipe não se abateu com o susto inicial e soube ter paciência para furar a defesa adversária e vencer com tranquilidade e autoridade. A defesa apresentou mais uma vez algumas deficiências, mas que melhoraram com o decorrer da partida e que estão sendo aprimoradas, sendo aperfeiçoadas e se encaixando a cada jogo.

Mano deve dar uma atenção maior a nossas laterais. Como Rafael e Marcelo possuem características mais ofensivas, a defesa acaba ficando exposta, com Sandro e Rômulo tendo que cobrirem as subidas dos alas. O time apresentou algumas dificuldades principalmente com isso, e acabou sofrendo alguns sustos nestas primeiras duas partidas. Outra coisa que preocupa é o estado de Paulo Henrique Ganso. Parece que ele está nitidamente fora de sintonia com a equipe. Em ambos os jogos, ele entrou e mal conseguiu tocar na bola, não merecendo as chances que Mano está lhe dando. Realmente é preocupante a atual fase do meia.


No mais, a seleção olímpica parece que está se encaixando cada vez mais, e o esperado é que o time suba ainda mais de rendimento nas próximas partidas, e já visa a próxima fase, sendo que a classificação já está assegurada. Se souber colocar seu bom futebol em prática, jogando com seriedade e tranquilidade os 90 minutos, como atuou hoje, esta geração tem todas as condições de continuar apresentando belos lances e trazer a medalha de ouro para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!