sábado, 23 de junho de 2012

Liberta, Copa do Brasil, Euro e Brasilerão


Como já deu pra perceber no título desta postagem, a semana de futebol pelo Brasil e pelo mundo foi bastante movimentada, com jogos decisivos na Taça Libertadores e Copa do Brasil, a fase de mata-mata da Eurocopa e mais uma rodada do nosso Campeonato Brasileiro. Sendo assim, vamos destacar o que aconteceu de melhor (e também de pior) dentro destas competições.

Vamos começar falando da Libertadores, que já tem seus finalistas definidos. Depois a fase de grupos, as equipes encararam os duros confrontos de mata-mata, até chegarem a grande final. E dois gigantes do nosso continente irão fazer uma decisão inédita. Corinthians e Boca Juniors começam no próximo dia 27 a decidirem quem ficará com o título mais cobiçado das Américas.


Mas a coisa não foi fácil para nenhum dos dois. O timão encarou seu rival Santos nas semifinais, e, depois de vencer o primeiro jogo, usou o regulamento para avançar. Entrando com uma proposta de se defender, o time se postou muito bem no campo de defesa e não deixou os jogadores praianos jogarem. Porém, num único lance de dispersão da defesa corintiana, Neymar aproveitou e abriu o placar para o Santos, resultado que levava a decisão para os pênaltis. Só que, na segunda etapa, Tite promoveu alterações, que fizeram o time chegar ao empate. Danilo aproveitou falha da zaga santista para igualar, deixando o timão classificado. Depois disso, o Santos bem que tentou, mas, com a defesa corintiana bem postada e sem eficiencia de suas estrela, o peixe acabou sendo eliminado e dando adeus ao sonho do tetracampeonato. Já o Corinthians chega a sua primeira final de Libertadores em sua história, para a loucura total de seus torcedores, e agora espera terminar de uma vez com todas com a obsessão do clube em ter este título. O momento é bastante favorável, a equipe tem muita qualidade, entrosamento e união, e por merecimento chega a decisão. Os ventos sopram a favor do timão para fazer história.

Só que pela frente o Corinthians terá um adversário que dispensa comentários, só por sua grande e vencedora história dentro da Libertadores. O Boca Juniors passou pelo Universidad de Chile e chegou a mais uma final. Depois de vencer a primeira partida, o time segurou o empate no segundo jogo e garantiu sua vaga, e agora tentará a chegar a seu sétimo título na competição. Comandados por Riquelme, os hermanos são um adversário de muito respeito para o timão, e promete fazer uma grande final contra os brasileiros. Apesar dos ventos soparem todos a favor do Corinthians, a equipe tem pela frente um temido adversário, que também tem muita qualidade. Esta decisão promete demais.


Além da Libertadores, no meio de semana tivemos a definição dos times que decidiram a Copa do Brasil. E teremos uma final alviverde. Palmeiras e Coritiba chegaram com méritos e farão a final, valendo o título e uma vaga na Libertadores do próximo ano. Os paulistas, depois de derrotarem o Grêmio no jogo de ida, ficaram no empate na volta e avançaram. Já o coxa teve mais trabalho. Foi derrotado no primeiro duelo contra o São Paulo, mas usou de toda a força de sua torcida e time para vencer a segunda partida e chegar a segunda final consecutiva de Copa do Brasil. Pra quem não se lembra, os paranaenses foram derrotados pelo Vasco no ano passado, e, nesta temporara, chegam mais uma vez a final, e agora esperam fazer uma história diferente. Já o Palmeiras busca um título que não vem a bastante tempo. O duelo promete ser equilibrado, as duas equipes vem em alta, e prometem fazer um confronto bastante interessante.


Vamos agora para o Velho Continente, onde está rolando a Eurocopa, que já chega na sua fase de mata-mata, com as quartas-de-final. As grandes favoritas avançaram de fase (ficando apenas a Holanda fora), e já temos duas equipes que avançaram as semifinais. Portugal, contando mais uma vez com um inspirado Cristiano Ronaldo, suou bastante para vencer a República Tcheca, com um gol solitário de sua maior estrela. Já a Alemanha teve mais facilidade para bater a Grécia e chegar a próxima fase. Ainda pelas quartas, dois duelos de gigantes decidem os últimos dois classificados para as semifinais. Espanha x França neste sábado, e Inglaterra x Itália no domingo. A rivalidade se acirra a partir de agora, e os craques começam a aparecer. Favoritos? Até agora, pelo futebol que tem mostrado, a Alemanha está bem cotada. Porém, ainda temos a Espanha, com muitas estrelas, que é a atual campeão, além de Portugal, que vem crescendo demais nas últimas partidas. França, Itália e Inglaterra correm por fora, mas podem muito bem chegar as cabeças.


E, para finalizar nosso giro pelas principais competições no momento, destacamos o Campeonato Brasileiro, que chega a sua sexta rodada neste final de semana. Alguns times já estão despontando dentro do campeonato, como os cariocas Vasco e Botafogo e os mineiros Curzeiro e Atlético-MG. Nesta rodada, teremos o duelo dos líderes, entre vascaínos e cruzeirenses. Nesta começo de competição, muitas coisas ainda estão sendo arrumadas, algumas equipes ainda não estão focando seus objetivos no Brasileirão, os times estão embolados e buscando se acertar. Porém, a busca pela formação e pelo jogo ideal dos times não deve se estender muito, pois o Brasileiro é uma competição muito equilibrada, onde qualquer deslize no seu começo pode acarretar em grandes prejuízos em seu término.

3 comentários:

  1. Parabéns pela grande análise Campi. Olha, achava que o São Paulo passaria, e estava mega tenso no jogo contra o Santos, só fiquei aliviado com o apito final. Agora, vem los hermanos, que já começaram com provocações. Deixa quieto, vamos torcer para o timão se concentrar e ganhar essa na bola. Estou eufórico e tensíssimo rs. Na quarta terei que ir á aula e perder o primeiro tempo, vai ser punk kkkkkkkkk. Quanto ao restante dos jogos, parabéns a Palmeiras e Coxa, e hoje foi muito bom ver o time reserva/misto do timão vencer o verdão de virada. Valeu!

    http://blogdopablosantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uma semana muito movimentada, Gabriel. Mas assim que é bom, jogos valendo muito em campo.
    Na Libertadores, acredito que o Boca vai dar trabalho, mas se o Corinthians for inteligente consegue vencer as partidas.
    Na Copa do Brasil, não acredito no Palmeiras, acho que o Coxa sai com o título, pois é um time muito regular, enquanto o Palmeiras de vez em quando faz boas partidas.
    Na Euro, sou Alemanha. Que time! Dá um gosto danado de ver!!!

    Bom, mas é isso, o que nos resta é assistir às partidas, o que com certeza não vai ser nenhum sacrifício rs.

    Abraços!
    http://oquedeuerradofc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O site “Ela e o futebol” está com uma reportagem sobre os nossos atletas brasileiros, abordará o que acontece desde a chegada ao clube, até se tornar jogador profissional. Foram 5 entrevistas, cada semana estarei postando uma. Conto com sua visita e comentário, acesse: http://migre.me/9DJX0

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!