sábado, 26 de maio de 2012

A nossa semana passada a limpo


Campeonato Brasileiro, Taça Libertadores da América, Copa do Brasil e Seleção Brasileira. Ufa! Esta semana que se passou e ainda está por acabar nos reservou muitos assuntos e comentários em relação ao que rolou dentro dos campos de futebol pelo nosso país e também pelo mundo. Então, nada melhor que um resumão desta semana cheia de emoções e momentos decisivos para todos nós, torcedores e amantes do esporte mais popular do mundo.

E vamos começar de uma maneira muito boa, falando da nossa maior competição, o Campeonato Brasileiro. No final da última semana a 42ª edição do campeonato mais difícil do mundo teve seu início, com muitas expectativas. A primeira rodada não teve grandes surpresas, muito menos emoções, com empates e resultados apertados e escassez de gols. Como já foi falado no post anterior, teremos que esperar o término da Copa do Brasil e Libertadores, para realmente podermos afirmar que o Brasileirão 2012 começou pra valer. Até lá, as equipes ainda estarão buscando se acertar, até entrarem de cabeça no campeonato. E, quando essa hora chegar, os bons momentos dos nossos jogaores e equipes tendem a aflorar, fazendo mais uma edição inesquecível de um Campeonato Brasileiro, como o torcedor já está acostumado.


Deixando o Brasileirão um pouco de lado, o meio da semana foi mais uma vez de Copa do Brasil e Taça Libertadores da América, ambos em suas fases de quartas-de-final e é claro em momentos decisivos. Vamos destacar primeiro a Copa do Brasil. Neste meio de semana foram definidas as semifinais da competição. O primeiro duelo será entre Grêmio x Palmeiras, e o outro entre Coritiba x São Paulo. Estas quatro equipes passaram de fase com alguma folga, e todos chegam muito bem para tentar a vaga na finalíssima. Dois duelos bastante equilibrados, de times experientes. Porém, aqui ninguém fica em cima do muro. Então, meu palpite para a final da Copa do Brasil é Palmeiras x Coritiba. Os dois alviverdes, na minha opinião, irão passar de seus duelos. O paulista porque está sabendo jogar a competição, melhorou seu elenco e voltou a ter uma certa harmonia no grupo. E o paranaense já está em uma fase decisiva da competição mais uma vez e já conhece o caminho das pedras. Confrontos equilibrados, mas acho que uma final alviverde está pintando por aí. Vamos aguardar.

Já a Libertadores reservou emoções e mais emoções nas partidas de volta das quartas-de-finais, onde dois brasileiros foram eliminados e outros dois passaram, e farão as semifinais. Os cariocas Vasco e Fluminense acabaram caindo fora, enquanto os paulistas Corinthians e Santos avançaram. O tricolor tinha uma parada indigesta pela frente: vencer o Boca Juniors. Até saiu na frente, porém acabou sofrendo o gol bem no final de partida e foi eliminado, com muito drama e lamentação. Apesar do elenco estrelado e muito qualificado, o Flu sofreu muito com os desfalques e não conseguiu resistir.


No duelo brasileiro, Corinthians e Vasco se enfrentaram no Pacaembu. E, num jogo muito pegado, disputado, brigado e nervoso, o timão levou a melhor e ficou com a vaga. Depois de um zero e zero que insistia em permanecer, no final de partida, Paulinho cabeceou para marcar o gol salvador, para o delírio da fiel corintiana. A partida pode ser resumida mais ou menos assim: Corinthians x Vasco foi um tipo daqueles jogos decididos no detalhe. Quem errasse pimeiro poderia pagar muito caro, e poderia custar sua vaga. Quando o timão errou, Diego Souza teve nos pés a chance da classificação cruzmaltina, porém, desperdiçou. E, quando o time carioca pecou (em uma das pouquíssimas falhas defensivas da equipe no jogo) o timão não desperdiçou a chance e garantiu sua vaga. Depois de uma classificação destas, com certeza o Corinthians ficam ais forte ainda para chegar a final da Libertadores.


No último duelo envolvendo brasileiros na competição, o atual campeão Santos ralou muito, sofreu, mas confirmou sua vaga. Depois de perder a primeira partida fora de casa, o time precisava vencer o Vélez Sarsfield na Via Belmiro. Venceu pelo placar mínimo e levou a decisão para os pênaltis. Aí, brilhou a estrela da equipe santista, que converteu todas as cobranças e contou com os erros do adversário para passar as semifinais e permanecer com o sonho do tetracampeonato. Num duelo bastante complicado, o peixe teve dificuldades, principalmente para passar pela marcação argentina, mas conseguiu avançar da fase. Agora, o duelo será contra o rival Corinthians, já pelas semifinais.

Com certeza um confronto que vai pegar fogo. A rivalidade entre os dois só tende a aumentar, até pela grande importância e pelo que está em disputa no jogo. Palpite? Muito complicado. O peixe tem sua equipe e seus talentos individuais, incontestáveis, com um "tal" de Neymar que pode acabar com qualquer partida. Porém, o timão tem um elenco qualificadíssimo, peças de reposição aos montes e uma instabilidade muito positiva nos três setores dentro de campo, além de estar muito embalado na competição e ainda invicto. Sendo assim, se for para palpitar, aposto na classificação do Corinthians. Na outra semifinal, no duelo entre Universidad de Chile x Boca Juniors, outro confronto muito equilibrado. Mas aposto no conjunto do time chileno, apesar de toda a tradição e força dos argentinos.


Passado a limpo a semana que se passou, neste final de semana já tivemos e teremos mais destaques dentro do nosso futebol. A começar pela Seleção Brasileira, que voltou a campo neste sábado, para o primeiro dos quatro confrontos que terá pela frente, visando a preparação para as Olimpíadas de Londres. E o primeiro teste deixou uma impressão bastante positiva para a equipe do técnico Mano Menezes. Na cidade de Hamburgo, na Alemanha, a nossa seleção venceu a Dinamarca por 3 a 1 de forma tranquila e começou com o pé direito a sequência de jogos que tem pela frente. Entrando com uma escalação com diversar mudanças em relação as últimas partidas, o Brasil fez um primeiro tempo muito bom e logo abriu 3 a 0 no marcador, com dois gols de Hulk e um gol contra. Já na segunda etapa, o time relaxou bastante, caiu de rendimento e acabou sofrendo um gol, fechando o placar em 3 a 1.

Mano Menezes colocou em campo uma formação bastante jovem, assim como convocou seus jogadores, quase todos com idade olímpica, visando a preparação para os jogos. E a proposta deu certo no jogo contra os dinamarqueses. A seleção teve as características de uma marcação bastante forte e avançada, começando já no campo de defesa do adversário, envolvendo quase todos os jogadores e impondo dificuldades. Thiago Silva e Juan se entenderam muito bem, assim como Rômulo e Sandro. No ataque, Oscar, com muita movimentação, fazia as investidas canarinhas serem agudas, distribuindo o jogo para Lucas e Hulk, que, abertos pelas pontas, penetravam na grande área. Os pontos fracos da equipe foram justamente as laterais, que foram os principais alvos dos ataques dinamarqueses, além da atuação apagada de Leandro Damião. No resto, a nossa seleção foi muito bem. A base da seleção olímpica já está sendo montada, e será finalizada nos próximos compromissos.


E, pra finalizar este post, teremos a realização da segunda rodada do Campeonato Brasileiro, que já começa neste sábado. E os destaques ficam para os duelos entre Flamengo x Internacional, Atlético-MG x Corinthians e Grêmio x Palmeiras. E, mesmo estando ainda no início da competição e com outras competições rolando, esperamos uma rodada mais empolgante do que foi a primeira. Então, um bom divertimento a todos!

Um comentário:

  1. É amigo está para termos o dia em que algum time será beneficiado pela arbitragem contra o corinthians. Toda vez é a mesma situação, o gol regular do vasco no primeiro jogo acabou por eliminar a equipe Vascaína.

    Abraço...

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!