quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Erros, retranca e sufoco: A noite brasileira na Libertadores

A noite da última quarta-feira foi de estreia para as três demais equipes que ainda não haviam entrado em campo pela Taça Libertadores 2012. Atuando fora de casa, Santos, Flamengo e Corinthians tinham adversários sem muita expressão, e esperavam começar a competição com o pé direito, conseguindo somar pontos já na primeira rodada. Os dois últimos conseguiram, mas o primeiro acabou derrotado, mostrando que a velha máxima da Libertadores se fez presente mais uma vez: não existe jogo fácil na mais importante competição de clubes das Américas.

E os três adjetivos citados no título desta postagem podem resumir bem as partidas dos brasileiros na noite passada: erros e mais erros por parte do Santos, retranca e certa abdicação do jogo pelo Flamengo e um tremendo sufoco para o Corinthians.


Vamos começar falando do Santos, atual campeão das Américas. O alvinegro praiano começou sua caminhada para o tetracampeonato contra o The Strongest, jogando na altitude da Bolívia. E, apesar de dominar quase toda a partida, ter a maioria da posse de bola e criar muitas chances, o peixe acabou sendo derrotado. Na primeira etapa, o time da Vila se impôs, e Henrique abriu o placar logo no começo. Mas o peixe voltou a se complicar na defesa e acabou tomando dois gols bobos. O primeiro ainda na etapa inicial, e o segundo já nos acréscimos de partida, sofrendo a virada na estreia. Apesar do domínio dentro de campo, o Santos abusou de perder gols e acabou sendo castigado, sofrendo na defesa, que todos sabem que é o ponto fraco do time. Os comandados de Muricy Ramalho devem aprender a lição. A definição da vitória não veio, e isto levou a derrota. 


O Flamengo foi até a Argentina enfrentar o Lanús, dentro de um estádio bastante acanhado e com a pressão da torcida adversária. E, nitidamente com o intuito de levar o empate pra casa, o rubro-negro preferiu se defender por demais, saiu na frente, mas sofreu o empate. Atuando com três volantes, Renato Abreu era o único homem de criação, e o time só chegava a frente com seus lampejos e com as investidas de Léo Moura pela direita. E foi ele mesmo que abriu o placar no finalzinho do primeiro tempo, aproveitando bobeira da zaga argentina. Na segunda etapa, Joel Santana escolheu por ficar muito recuado, dando chutões e esperando o Lanús, que tocava muito bem a bola e partia para cima, só que não tinha muito poder de criação. Mas, mesmo assim, o time hermano chegou a igualdade, se aproveitando dos muitos erros de passe do Fla, que deixou de jogar para somente de defender. O empate acaba sendo um bom resultado para a equipe da gávea, mas fica a impressão de que o time poderia ter conseguido mais se fosse mais ousado. Ronaldinho mais uma vez jogou muito mal, só aumentando o questionamento de sua convocação para a seleção brasileira (no meu modo de ver, equívoco completo e grave de Mano Menezes).


Pra finalizar, vamos falar do Corinthians, que também estreou na noite de quarta-feira na Taça Libertadores, grande objetivo do clube na temporada. A equipe foi até a Venezuela encarar o Deportivo Táchira. A expectativa era boa, já que o adversário tinha um histórico de não ir muito bem em Libertadores. Porém, o que se viu foi um tremendo sufoco para o timão voltar para o Brasil com um empate na bagagem. Depois de começar a partida dominando, os brasileiros viram os venezuelanos abriram o placar em uma bizonha falha da defesa. Depois do gol, o domínio corintiano continuou, mas sem a mesma organização e calma dos primeiros minutos. Então, Tite mudou o time na segunda etapa, colocou Élton, Alex e Willian em campo, mas as dificuldades persistiam. E, na base mais da vontade do que na técnica, no estilo corintiano e Libertadores de "ser", o timão, no apagar das luzes, chegou ao empate. Ralf acertou a cabeça na bola e balançou as redes. O resultado acabou sendo de grande proveito para o Corinthians. Porém, a muito o que melhorar ainda. A expectativa era bastante grande, e começar a competição sem derrota já é o primeiro passo para o time do Parque São Jorge.

Com muitas dificuldades, marcação, raça e futebol, os times brasileiros completam sua primeira rodada e batalha na Taça Libertadores da América, mostrando o que todos já esperavam: esta edição promete ser muito parelha e complicada, não só para as equipes daqui, mas para todos que disputam a competição. Isto sim é Libertadores, torneio catimbado, emocionante e imprevisível. Vamos a segunda batalha da "Guerra pelas Américas".

7 comentários:

  1. Parceria
    aceita parceria com o blog - http://flamengonews06.blogspot.com/
    se sim me mande uma resposta e colocarei seu banner ou link no meu blog blz

    ResponderExcluir
  2. Visitem: http://futebolistas9.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Corinthians: Jogou abaixo da sua média e usou de muita lentidão no primeiro tempo, escapou da derrota em um lance isolado, no resumo de tudo jogou de modo rasoável, precisa melhorar e muito pensando nos jogos mais duros.

    Flamengo: Jogou com muito medo, 4 volantes é um exagero e o time poderia ter segurado a vitória, se tive tido mais ousadia com seus homens de frente, e com mais acertos com Joel.

    Santos: Perdeu porque cochilou, usou salto alto. Poderia ter matado o jogo, mas perdeu chances claras de gol e foi merecidamente castigado. O sinal de alerta foi ligado, mas nada para se desesperar, até contra o Inter podemos dizer que o Santos é franco favorito no grupo. Essas são minhas opiniões, abraço, bom carnaval!

    http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. http://fcgols.blogspot.com/2012/02/super-quiz-grande-final.html

    ResponderExcluir
  5. Perder muitos gols em Libertadores não é bom Gabriel, pelo menos os jogos dos brasileiros foram fora de casa, então amenizou um pouco. O Corinthians se safou no último minuto!

    SANGUE AZUL
    ------------------------------------
    ---> Grêmio perde para o São José e enfrentará GRE-NAL nas Quartas
    ---> Bolão: Apostas para as Quartas de final + Classificação

    ResponderExcluir
  6. jogo de futebol on line estilo brasfoot
    e vcs ainda concorem a premios podem adc

    http://futmanager.com/futebol-online/a-c-genoa.html

    ResponderExcluir
  7. Futmanager (Jogo de futebol online) Olá galera, venho aqui parar divulgar o jogo FutManager, onde você é o tecnico - Jogo estilo elifoot, só que é online e você não precisa baixar nada. - Neste jogo você monta seu time, compra/vende jogadores, constroi CT, CB , CR , ESTADIO, joga amistoso e campeonatos com seus amigos. - O cadastro é grátis e você tem direito a 5 dias de VIP. - Os melhores do ranking ganham prêmios a cada mes. - http://futmanager.com/futebol-online/a-c-genoa.html - Promoção quem fazer o cadastro ganha 5 dias de vip corram e faça sua conta - Como cadastrar : - Cadastrem ai você ira receber um e-mail com sua senha ! - depois é só vc logar, criar a equipe ! - Obs: Não precisa baixar Cadastrem ai galere, vamos la começar a jogar essa nova sensação da internet http://futmanager.com/futebol-online/a-c-genoa.html

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!