sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A última batalha

Neste domingo teremos a realização da 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. A edição de 2011 com certeza deixará muitas saudades, pela grande emoção e disputa, com muitas "batalhas" travadas dentro de campo de também fora dele, que nos proporcionaram uma competição muito gostosa de se acompanhar, mas também muito sofrida para se torcer. E, se no campeonato inteiro os fatores emoção, equilíbrio e tensão se fizeram presentes, na última rodada estes elementos também não poderia faltar.

Dos dez jogos da rodada, oito envolvem clássicos estaduais históricos, fato que coloca um tempero a mais na disputa pelos objetivos de cada equipe dentro do Brasileiro. Então, podemos esperar uma grande rodada, que definirá um campeão, alguns classificados e outros rebaixados.

O Brasileirão da edição de 2011 chega a sua rodada final com muitas coisas em jogo. A começar pelo título. Corinthians e Vasco brigam com unhas e dentes para ver quem ficar com a taça de campeão nacional. Ambos sempre estiveram frequentando a parte de cima da tabela de classificação, conseguiram ser mais regulares, desbancarem seus principais adversário e agora chegam na 38ª rodada com uma diferença de dois pontos um em relação ao outro. Quem tem a vantagem numérica de pontos é o timão, que precisa de apenas um empate no domingo para se sagrar campeão. Mas o cruzmaltino não desisti, e, embalado por sua excelente temporada e belas campanhas nas competições que disputou (exceto no Campeonato Carioca), vem na caça ao rival. O time precisa vencer e torcer por uma derrota corintiana para ficar com a taça. Franco favorito, o Corinthians joga com a vantagem, mas também com a pressão, enquanto o Vasco se vê em uma situação muito complicada, mas embalado e como franco-atirador na disputa. São duas facetas que podem fazer a diferença nesta última rodada.

Abaixo da disputa pelo título está a briga para as vagas para a Taça Libertadores do ano que vem. Seis equipes se esfolam por duas vagas na competição continental. Neste momento, Flamengo e Coritiba ocupam essas vagas, respectivamente. O rubro-negro se vê mais confortável, enquanto o coxa briga ponto a ponto com Internacional, Figueirense, São Paulo e Botafogo. O time paranaense chegou surpreendendo a todos e aboncanhou a vaga, aproveitando também os tropeços de seus adversários diretos, e agora está mais vivo do que nunca na briga. Porém, colorados, alvinegros, tricolores e botafoguenses não vão largar do osso tão facilmente, e prometem uma disputa muito interessante nesta última rodada. A irregularidade de todas estas equipes pesou muito para este decisão na última rodada. Agora, os clássicos decidirão o futuro de cada time para o próximo ano.

Porém, mesmo com as brigas pelo título e pelas vagas na Libertadores tendo muita emoção, a disputa mais sofrida com certeza é a briga contra o rebaixamento. O Z-4 já fez duas vítimais "fatais" neste Brasileirão: são eles Avaí e América-MG. A zona de degola ainda tem duas vagas em aberto, e três equipes estão tentando se salvar dela. Atlético-PR, Ceará e Cruzeiro lutam ponto a ponto pela salvação e pela permanência na primeira divisão. O furacão só consegue ser forte dentro de casa, e a campanha como visitante contou muito para a situação difícil que a equipe vive. O Ceará tropeçou demais na competição, mas conseguiu vencer alguns jogos importantes e permanece lutando. E o Cruzeiro, na posição mais surpreendente deste campeonato, com um elenco qualificado mas muito irregular. Enfim, as três equipes correm muitos riscos e continam agonizando. A pior notícia é que apenas um irá se salvar. Os outros dois disputarão a segunda divisão em 2012.

Ainda temos a briga pelas vagas na Copa Sul-Americana, com as equipes que conseguiram se salvar do descenso e cresceram no término do campeonato, como o Atlético-MG, e times que começaram bem e foram caindo, e tiveram que se contentar com o meio da tabela, como o Palmeiras. Atlético-GO, Grêmio e Santos não conseguiram se regulares e constantes o sufuciente para alcançarem lugares melhores na tabela.

Pois bem, amigos, então, fica a dica para os torcedores brasileiros se prepararem para este final de semana, que promete muita emoção para todos que são fanáticos por seus clubes de coração. Uma última rodada com clássicos estaduais a nivel de Vasco x Flamengo, Corinthians x Palmeiras, Cruzeiro x Atlético-MG, Internacional x Grêmio, Botafogo x Fluminense, São Paulo x Santos, Atlético-PR x Coritiba e Avaí x Figueirense não é para qualquer campeonato. Só mesmo o Brasileirão para proporcionar aos amantes do futebol partidas com tamanha importância, que decidirão muitas coisas dentro do Brasileiro. A questão dos clássicos com certeza é um ingrediente a mais nesta rodada tão esperada, que, apesar de possuir times que não brigam mais por muita coisa dentro do torneiro, acabam por também se envolverem na disputa, querend atrapalhar seu maior rival para terminar a competição de bem com a torcida e por cima.

Decisão acertada esta da CBF, depois de tantas bolas-fora na temporada, não só dentro do Campeonato Brasileiro. Então, o domingo nos espera, para a última batalha desta guerra chamada Brasileirão 2011. Monte sua farda, prepare seu armamento e se segure, seja no sofá, na arquibancada ou na cadeira. O certo é que teremos um desfecho de Campeonato Brasileiro sensacional, muito digno de uma competição como esta de 2011, que ficará marcada na história como uma das mais acirradas e emocionantes disputas dentro do torneio mais importante do Brasil.

6 comentários:

  1. Fala Gabriel.

    Vai ser uma rodada muito boa e até quem não tem nada a ganhar ou perder para si próprio terá a chance de emperrar a vida do rival (Casos de Palmeiras, Atlético-MG, Grêmio, Avaí e Santos).

    Conforme a visita que fez ao meu blog já linkei e me tornei membro do seu blog!

    Abraço.

    www.doutoresdofutebol.blogspot.com
    www.palmeirasparapalmeirenses.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gabriel Campi, preparemos o nosso coração. Agora é tudo ou nada. Na disputa do título temos 4 gigantes envolvidos, e dois candidatos. Dois clássicos que são os maiores do RJ e SP, e que vão ter muita tensão, emoção e talvez até polêmica. Eu torço para que os árbitros escolhidos deêm conta dos recados, pois se o meu time for campeão, não quero ter de ouvir que foi ganho "no apito". Enfim, acredite, apesar do meu time precisar só de 1 ponto para o título, eu estou muito tenso. Abraços!

    http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post Gabriel. Você analisou tudo de uma forma geral que faz sentido.

    http://mendigodabola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É, será mais uma rodada emocionante, se o Vasco ser campeão, será heróico e emocionante, mas o Corinthians tem vários aspectos a favor, um deles é o próprio fato do Vasco não se sobressair perante o Mengo. Posso falar por mim, me emocionei quando o Corinthians estava sendo campeão, e também quando o Bernardo fez o gol diante o Flu. Vamos torcer pro futebol gente!

    Abraço,

    http://gfnogueira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Dez jogos, sendo oito clássicos. TUDO AO MESMO TEMPO! A CBF pensou bem nisso. Agora não tem mais esse lance de entregar o jogo.

    Abraço!
    Indique sua lenda no BritFoot Hall of Fame: http://britfoot.blogspot.com/2011/12/novidade-britfoot-history.html

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!