domingo, 17 de julho de 2011

Uruguai nas semifinais da Copa América e a abertura da 10ª rodada do Brasileirão

Neste sábado tivemos a abertura da fase de quartas-de-final da Copa América. No primeiro jogo, o Peru venceu a favorita Colômbia na prorrogação e surpreendentemente garantiu sua vaga nas semifinais. Os 2 a 0 foram construídos na prorrogação, desbancando os colombianos e fazendo mais uma zebra nesta imprevisível competição. Mas a partida principal do dia estava reservada para a cidade de Santa Fé. O clássico entre Argentina e Uruguai reservava grandes emoções. E foi isso mesmo que aconteceu. Um a partida disputada, bem no estilo das duas equipes, decidida nas penalidades máximas, onde brilhou a estrela do goleiro uruguaio Muslera, que carimbou o passaporte da celeste para as semifinais da Copa América, e eliminando os donos da casa precocemente.

O jogo foi caracterizado por momentos. No início, a partida começou com muita marcação e “botinadas”, principalmente por parte dos uruguaios, que conseguiram abrir o placar logo no comecinho, com Diogo Perez, aproveitando rebote de cobrança de falta de Forlán. Mas os donos da casa foram pra cima e empataram pouco tempo depois, com Higuaín. A partir daí, a Argentina, empurrada pela torcida, foi melhor no jogo, sufocando os uruguaios principalmente com as jogadas individuais de Messi, que, depois da mudança tática de Sérgio Batista, melhorou seu desempenho na seleção , sendo mais participativo e decisivo. Para melhorar ainda mais as coisas para o lado hermano, o mesmo Diogo Perez que marcou para os uruguaios acabou sendo expulso. Porém ,quando se esperava uma Argentina ainda mais presente na frente, o Uruguai melhorou e, mesmo com um jogador a menos, e contando principalmente com a raça de Suarez e Forlán na frente, conseguiu equilibrar as ações até o fim do primeiro tempo. Faltou dizer ainda que as duas equipes tiveram gols (bem) anulados neste tempo. Veio a segunda etapa, e com ela a Argentina voltou a dominar as ações do jogo, pressionando novamente os uruguaios, que apelavam para os chutões e para o jogo duro. Os hermanos tiveram diversas chances. Higuaín, Aguero, Messi e depois Tevez tentaram, mas todos pararam em uma muralha chamada Muslera. O arqueiro uruguaio, que já havia se destacado na última Copa do Mundo, segurou as pontas para o time celeste, que no final a etapa final viu o número de jogadores dentro de campo ser igualado com a expulsão de Mascherano.

O 1 a 1 fez a partida ir para a prorrogação. E nos dois tempos extras a Argentina seguiu melhor no jogo, tendo mais oportunidades de gol, mas o Uruguai também se aproveitava quando chegava ao ataque. Messi teve a grande chance de calar parte dos críticos e marcar, mas Muslera novamente entrou em ação. Os uruguaios assustaram, mas também não conseguiram balançar as redes novamente. A decisão por penalidades máximas era inevitável. E o grande personagem da partida não poderia se afugentar no momento mais decisivo do jogo. Mesmo com cobranças bem executadas por ambos os times, Carlitos Tevez foi o “escolhido” para parar em Muslera, que defendeu uma cobrança e garantiu a festa celeste em terras argentinas. O Uruguai agora segue em frente e enfrenta a seleção do Peru nas semifinais. Não precisamos nem falar quem é o favorito para chegar à final, mas, como nesta Copa América as coisas não estão acontecendo como o imaginado, é melhor não ficarmos fazendo previsões do que pode ou não pode acontecer daqui pra frente. Fato é que o time celeste é muito mais time. Já para a Argentina resta lamentar mais uma eliminação, esta dentro de casa, derrota que mantém o incômodo jejum de título, mas que pelo menos já viu um Lionel Messi mais “envolvido” com a seleção, que já melhorou seu estilo em prol do melhor do mundo. O futuro da seleção argentina pode ser melhor daqui pra frente, mas ainda persistem alguns problemas que precisam ser solucionados, se os hermanos querem mesmo voltar para o cenário do futebol mundial.

E também neste sábado tivemos a abertura da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro , com quatro partidas. Começamos então falando a vitória do Vasco sobre o Atlético-PR, a segunda consecutiva do time carioca, que segue em busca da tentativa de conquistar o título brasileiro, já que o G-4 já não vale muita coisa para o cruzmaltino, já que a vaga para a Libertadores já está garantida. Num jogo bastante complicado em São Januário, o furacão conseguiu sair na frente, com Kleberson, mas viu os donos da casa apertar e virar o jogo, com dois gols de Alecssandro, que voltou a marcar depois de jejum. Os vascaínos agora estão com 17 pontos, na quinta colocação, enquanto os paranaenses continuam afundados na lanterna, ainda sem vitórias neste Brasileirão. No Couto Pereira, o Coritiba venceu muito bem o Fluminense e continua subindo na tabela. Melhor em praticamente toda a partida, o Coxa contou com os gols de Marcos Aurélio, Pereira e Bill para vencer partida e continuar com sua ascensão. O alviverde já ocupa a nona colocação, enquanto o tricolor carioca, que foi muito mal nesta partida, vem logo em seguida. No Serra Dourada, o Avaí finalmente conquistou sua primeira vitória neste Campeonato Brasileiro, derrotando o Atlético-GO. William marcou o único gol do triunfo do time catarinense, que segurou a pressão dos donos da casa e garantiu os três pontos. Ambos continuam na zona de rebaixamento. Pra finalizar, o Santos, jogando na Vila Belmiro, voltou a vencer. O 2 a 1 contra o Atlético-MG, mesmo numa partida sem muita qualidade, serviu para a equipe subir um pouco na classificação, mesmo ainda estando no meio da tabela. O galo ainda flerta a zona da degola.

4 comentários:

  1. Foi um belo jogo como prometido. Eu admiro muito as duas seleções.

    Essa Copa América tá surpreendente. O Brasil que abra mais o olho. Se o Brasil não melhorar o seu futebol vai voltar logo.

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, o melhor jogo do ano sem dúvida. Emocionante até o fim, o Uruguai, mesmo com um a menos, atacou e levou perigo, pois essa zaga da Argentina, para bola aérea, é perigo em toda jogada.

    Falando de BR, que fase essa do Galo em... E a reação do Avaí rumo ao título começou! kk

    Abraço

    Sangue Azul - Imortal Tricolor
    ------------------------------------
    Leia a postagem: O PAÍS DO FUTEBOL ESTÁ PISANDO NA BOLA COM ELAS
    ------------------------------------

    ResponderExcluir
  3. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!