domingo, 15 de maio de 2011

Os grandes campeões na Europa

O final de semana ainda promete muitas emoções por conta das decisões dos Campeonatos Estaduais aqui no Brasil. Mas, na Europa, já tem muita gente comemorando, o término e as definições dos campeões dos principais campeonatos nacionais do velho continente. Depois da confirmação do título espanhol do Barcelona na última quarta-feira, tivemos festa também na Itália, Inglaterra, Alemanha e Portugal. No país da bota, o título do Milan já havia se confirmado uma rodada atrás. Mas a festa mesmo foi neste sábado. Diante de um San Siro completamente tomado por rubro-negros, o rossonero corou a conquista com uma bela vitória sobre o Cagliari por 4 a 1. Como não poderia ser diferente, o Brasil também estava presente na celebração. Robinho marcou dois gols no último triunfo da equipe no Italiano 2010/2011. Gattuso e Seedorf completaram a festa. Título que coroa uma excelente campanha do Milan, que desde as primeiras rodadas mostrava sinais que poderia desbancar de vez a rival Internazionale na hegemonia nacional. Contando com a bela fase do trio de frente, Ibrahimovic, Robinho e Alexandre Pato, além do maestro Seedorf, do "12º jogador" Cassano e da estupenda temporada de Thiago Silva na zaga rossonera. Aliás, a atuação dos brasileiros dentro do elenco do Milan deve ser destacada e comemorada. Pato já vem mostrando que pode ser sim um goleador, e quem sabe um futuro camisa 9 da seleção. Robinho vem recuperando seu futebol, e Thiago Silva praticamente já garantiu seu lugar nos melhores zagueiros do mundo atualmente.

Na terra da rainha, diferentemente da Itália, o campeão só foi conhecido ontem. Precisando apenas de um empate para garantir mais uma taça, o Manchester United enfrentou o Blackburn, fora de casa. E fez o que precisava. Saiu atrás do marcador, mas com um gol de pênalti do artilheiro Wayne Rooney, os diabos vermelhos confirmaram o seu 19º título inglês na história, superendo agora o rival Liverpool como maior vencedor da Premier Legaue. O resultado de empate acabou com toda a possibilidade de uma possível reação do Chelsea, segundo colocado. A taça premia uma campanha bastante regular do Manchester United, que, desde o início do campeonatos esteve nas primeiras colocações, e não deu brechas para os adversários. Contando com a volta do bom futebol do ídolo Rooney, que foi bastante decisivo nesta reta final, além dos belos toques do experiente Giggs e da juventude e velocidade do mexicano Chicarito Hernandez, o United agora vai em busca de mais uma conquista: a Liga dos Campeões. No próximo dia 28 de maio, a equipe terá uma missão bem indigesta. Conseguir parar o todo-poderoso e badalado Barcelona. Os diabos vermelhos tem essa "bala na agulha" para tanto? Além do título nacional do United, a outra metade de Manchester também está em festa. O Manchester City quebrou um jejum de quase 40 anos sem títulos vencendo a final da Copa da Inglaterra. Os Citizens bateram o Stoke City por 1 a 0 em Wembley e também alegrarem a parte azul da cidade inglesa.

Na Alemanha e em Portugal, os campões nacionais já eram conhecidos a algum tempo. Mas, assim como no Campeonato Italiano, a festa foi no dia de ontem. Pela Bundesliga, o Borussia Dortmund já havia confirmado seu título há algumas rodadas atrás. Com um desempenho bastante expressivo, o Borussia sobrou na competição. Desbancou os favoritos Bayern de Munique, Bayer Leverkusen e Shalke 04 e garantiu a taça de Prata no Alemão, até com uma certa facilidade. E, em Portugal, a hegemonia do Porto parece que não vai ter fim tão cedo. Com incríveis 21 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Benfica, o Porto acabou o campeonato sem saber o que é perder, ficando assim com a segunda melhor campanha dentre os campeões na história do Português. E um dos principais responsáveis por todo este desempenho é um brasileiro. Mais uma vez, Hulk se destacou e sobrou dentro do campeonato. Artilheiro do nacional com 24 gols, o atacante brasuca já está fazendo por merecer uma chance numa liga de maior nível dentro da Europa. Porém, parece que o casamento com os Dragões vai durar mais tempo. A diretoria do clube português anunciou a renovação de contrato com o artilheiro até 2016. Além do título português, o Porto aidna pode conquistar mais uma taça. Na próxima quarta-feira, a equipe encara o conterrâneo Braga, na final da Liga Europa. Taça que pode coroar uma temporada quase perfeita do Porto.

7 comentários:

  1. Que falta de sorte do City! Devido ao problema da data da final da Champions, teve seu título colocado em segundo plano devido ao campeonato do United. Coisas do futebol.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  2. Dos campeões méritos pro United e pro Borussia Dortmund que mesmo tendos bons times 'concorrendo' pelo título, foram regulares durante a competição e mereceram o título...

    VEJA A LISTA DOS BLOGS E BLOGUEIROS VENCEDORES DO PRÊMIO EM CONEXÃO EM:

    http://www.conexaopaulista.com/2011/05/2anoscp-conexao-paulista-completa-2.html

    ResponderExcluir
  3. Olha Gabriel nenhuma surpresa, todos digamos assim, esperados. Agora os campeonatos acabando por lá e começando por cá

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  5. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  6. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!