sábado, 11 de setembro de 2010

Líderes por baixo e empate dos rubro-negros

A 21ª rodada do Campeonato Brasileiros foi aberta neste sábado com três partidas. Em Volta Redonda, confronto entre rubro-negros. Flamengo e Vitória jogaram com as duas equipes precisando muito da vitória, para se livrarem da zona perigosa. O Flmengo tropeçava nas próprias defiências, e novamente mostrou seu maior problema, o ataque, que não criava e não conseguia marcar. Melhor para os baianos, que se aproveitaram e criaram as melhores chances do primeiro tempo. O goleiro Marcelo Lomba teve que se virar. Na segunda etapa, o jogo continuou morno, e ruim para o Flamengo, que desesperadamente tentava o resultado, com o Vitória não tão disposto a tirar o zero do placar. Até que aos 25 minutos, Ramon cobrou falta na área e Júnior desviou de cabeça, abrindo o placar para os visitantes. Aos 33, Kleberson, que havia entrado, empatou o jogo. Mas os cariocas continuavam muito maus em campo, e tomaram outro aos 38 minutos, num lindo chute que Schwenck acertou depois de uma longa bola cruzada. Mas, logo em seguida, novamente Kleberson, aproveitando a sobra do ataque, igualou o marcador para o Flamengo, que com o resultado fica com 23 pontos, permanecendo na 16ª posição. Já o Vitória vem logo na frente, no 15º lugar, com 24 pontos. Resultado ruim para ambos, que ainda vêem o fantasma do rebaixamento.

No Serra Dourada, jogo de opostos. O líder Fluminense enfrentava o desesperado Atlético-GO. Depois de um começo de jogo monótodo, aos 22 minutos o trio de ataque do tricolor carioca deu o ar de sua graça. Deco lançou Conca dentro da grande área. O argentino, com um leve toque, encobriu o goleiro Márcio e a bola sobrou limpa para Washington abrir o placar. Mas aos 29 minutos, o armador do Dragão e um dos artilheiros do campeonato, Elias apareceu e deu um bonito toque para William enganar a marcação e bater cruzado, empatando o jogo. O Fluminense insistia no ataque, acertou a trave por duas oportunidades e criava, mas o Atlético respondia. Na segunda etapa, os cariocas seguiam com mais volume de jogo, e chegava ao ataque com frequência, com o rubro-negro apostando nos contra-ataques. As coisas pioraram ainda mais para os donos da casa quando o zagueiro Gilson foi expulso pelo segundo cartão amarelo. Então, Muricy mexeu no time e o Fluminense foi com tudo em busca da vitória, tentando de todas as formas o gol, mas com a pontaria descalibrada. E quem não faz...Num dos contra-golpes do Dragão, nos acréscimos, aos 46 minutos, Diogo achou Juninho livre na área para botar no fundo das redes e marcar o gol da vitória dos goianienses, que com a vitória subiram para o 17º lugar, com 20 pontos, já vendo a porta para a saída da zona da degola. O Fluminense estaciona nos 41 pontos, continua líder, mas precisa abrir os olhos. Qualquer deslize neste Brasileirão tão disputado pode ser fatal.

E, no Pacaembu, o Corinthians recebeu o Grêmio. O timão querendo não deixar o líder Fluminense escapar, e o tricolor gaúcho continuar com os bons resultados, buscando uma melhor posição na tabela. No primeiro tempo, os paulistas foram anulados pela ótima marcação dos volantes gremistas, e quase não conseguiam criar. O Grêmio jogava com tranquilidade, marcava e saía para o jogo, chegando ao ataque. De tanto rondar a área corintiana, marcou aos 34 minutos. E não com um simples gol. Um verdadeiro golaço do ex-meia corintiano Douglas. Ele pegou a bola da direita, foi avançando pelo meio, se livrou de dois marcadores, passou a bola no meio das pernas de Paulo André e, consciente, chutou um bomba no ângulo de Júlio César. Golaço, que ele mesmo deicidiu não comemorar, em respeito ao ex-clube. O Corinthians, não mostrando organização, tentava com chutes de longe, sem sucesso. Para a segunda etapa, o timão mudou. Adílson Batista fez alterações que mudaram o jeito da equipe jogar, e o alvinegro era todo pressão para cima dos visitantes, que se limitavam a dar chutões. Até que aos 12 minutos, Bruno César foi derrubado pelo zagueiro Vilson dentro da área. Pênalti e expulsão do gremista. Mas, na cobrança, Iarley chutou fraco e Victor defendeu. Desesperados, os corintianos tentavam de todas as maneiras, num sufoco sem muita organização, com bolas alçadas na área e chutes de longa distância. Renato Gaúcho não queria saber de subir ao ataque, e a ordem era despachar a bola de qualquer maneira. E a tática acabou dando certo, o Grêmio conseguindo segurar o Corinthians em pleno Pacaembu, provando sua fama de "Imortal". Com o resultado, o tricolor agora já é o décimo colocado, com 26 pontos. Já o Corinthians continua na vice-liderança com 38 pontos, dando sorte, pois o Fluminense também perdeu. A perseguição continua. Mas, neste sábado, os líderes, soberanos na parte de cima da classificação, ficaram "por baixo". Neste domingo tem mais.

Um comentário:

  1. A rodada começa com três surpresas para mim, a maior delas foi a virada que o Fluminense levou, mesmo sendo fora de casa o Flu tinha que vencer o Atlético-GO, que é um dos candidatos ao título.

    Flamengo empatar em casa também não foi nada bom, o ataque segue sem fazer gols, é no mínimo preocupante.

    O Grêmio conquistou sua primeira vitória fora de casa se eu não me engano, muito importante.

    Com a derrota dos dois primeiros colocados é uma boa oportunidade muito boa das equipes que estão logo atras diminuirem sua diferença. Atenção Botafogo, Cruzeiro!

    André
    http://esportetotalbh.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!