quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dorival x Neymar – Erros e mais erros

Dorival Júnior acabou sendo demitido do cargo de trenador do Santos na noite desta terça-feira, em uma reunião em conjunto com a diretoria do clube e presidente Luis Álvaro Ribeiro. O motivo: o afastamento do “dono do time”, o prodígio Neymar.

Cada um tem uma versão. O presidente santista justificou a dispensa do técnico por Dorival não cumprir um combinado, o que foi desmentido por Júnior. Estava combinado que Neymar começaria jogando na partida de ontem, contra o Corinthiansna Vila Belmiro, coisa que o treinador tinha acatado, segundo os dirigentes. Dorival nega, dizendo que não fez acordo nenhum e continou deixando o jogador de fora por tempo indeterminado.

Não saberemos quem está mentindo ou falando a verdade, mas já podemos tirar nossas conclusões. Dorival Júnior já tinha perdido o controle do grupo santista. Exemplos temos vários, episódios que deixaram o treinador de saia justa e criaram polêmicas, como o caso de Ganso, na final do Campeonato Paulista, que se negou a sair do canto, depois de uma ordem de Dorival, e o episódio do vídeo do Twitter, onde jogadores reservas apareceram criticando as estrelas da equipe e torcedores. O caso de Neymar, que no jogo contra o Atlético-GO discutiu com o capitão Edu Dracena e com o próprio Dorival, comprovou ainda mais a tese. Segurar esta garotada não é nada fácil, assim como ser treinador de futebol, coisa que é tão difícil nos dias de hoje. O boato em que Dorival forçou sua saída para assumir o São Paulo é coisa que eu não acredito. Por que ele iria abandonar um projeto de longo prazo, com garantia de disputa de Libertadores, para assumir um rival paulista? Seria no mínimo estranho.

Dorival também pode ter exagerado demais na punição. O treinador poderia ter concordado com a diretoria do Santos para deixar Neymar pelo menos no banco de reservas contra o Corinthians, mas o treinador manteve a compostura e manteve a punição. O técnico já vinha engolido e até criticado as atitudes passadas do jovem craque, como dar chapéus com o jogo parado. Mas não havia agido. Quando foi atingido diretamente, resolver agir. E deu no que deu.

Neymar também tem culpa no cartório. E muita. Depois de recusar a milionária proposta do Chelsea a permanecer na Vila Belmiro, o jogador exagerou nos atos de indisciplina, dentro e fora de campo. Nas horas de recolhimento nas concentrações, onde desrespeitou os horários pré-marcados, atrasos e não respeitando os adversários, sendo criticado duramente pelo técnico do Atlético-GO, René Simões, que chamou o garoto de “monstro”. Abusou das firulas dentro de campo, muitas vezes desnecessárias, e por isso, também apanhava nas partidas, coisa que tirou o Neymar do sério, como no jogo contra o Ceará. O estopim para a crise, quando ele discutiu com Edu Dracena dentro de campo, e com seu comandante, provocou muita repercussão e estourou os fatos, praticamente colocando Dorival Júnior numa sinuca, causando a consequente demissão do treinador. Ele não pode se achar dono do mundo, só porque teve seu salários triplicado e é avaliado em 100 milhões de reais. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A postura está totalmente errada, e o garoto precisa imediatamente melhorar sua imagem, respeitando mais os colegas de trabalho e cargos acima, ficando em seu devido lugar.

Já no jogo de ontem, contra o Corinthians, Neymar mostrou uma atitude melhor e mais amistosa do que vinha tendo nas partidas passadas, fez suas firulas, mas sem exagerar e com objetividade, e aceitou as faltas, que na verdade foram poucas. Até marcou um gol. Torcemos para que ele coloque sua cabeça no lugar, para não prejudicar sua carreira, porque bola ele joga demais, e tem um futuro brilhante pela frente. Só não pode deixar episódios como estes deixarem atrapalhar este caminho.

Por parte da diretoria do Santos, vem o maior erro. De não punir Neymar mais severamente, e definitivamente, sem muitas balburdias e alardes, e principalmente por deixar Dorival Júnior ir embora. O presidente Luís Álvaro Ribeiro e toda sua cúpula falharam nas decisões e acabaram por comprometer todo um trabalho a longo prazo. Como já garantiu sua participação na Libertadores do próximo ano, a diretoria poderia agir, sem se preocupar com o desempenho do time, já que os objetivos desta temporada já fora praticamente obtidos (porque o título brasileiro ficou bem mais distante agora), punindo Neymar com rigor e acompanhando o jogador com atenção. O Flamengo, no ano passado, usou da mesma estratégia. Adriano deitava e rolava no clube, chegava sempre atrasado nos treinos, saía à noite, mas não foi punido, pois os cariocas estavam disputando o título brasileiro naquela oportunidade. Resultado: Flamengo campeão e Adriano melhor jogador da competição, mesmo com todos os problemas. Ao término do campeonato, a diretoria rubro-negra agiu, sem o time estar disputando títulos. Mesma coisa do Santos, que não aproveitou e deixou uma situação interna estourar e provocar uma crise, causando a saída de Dorival, que com certeza deixa comprometido um projeto a longo prazo, já visando o ano que vem. A diretoria, que tanto fez para segurar Paulo Henrique Ganso e o próprio Neymar, desta vez falhou feio.

Resta agora buscar um novo nome, um treinador que possa domar esta molecada santista e conseguir realizar um belo trabalho, já pensando em 2011. Cabe a diretoria consertar os erros e arrumar a casa, para que estes problemas não voltem a acontecer e comprometer a equipe em disputas futuras. E é claro, cabe também a Neymar melhorar seu comportamento e sua postura perante a todos, tanto dentro como fora de campo. Ele ainda é muito jovem, e com o tempo irá aprender muito, amadurecer e melhorar, com certeza. E que o prodígio volte chamar a atenção do público apenas pelo seu belo futebol, moleque e irreverente, e não por situações desagradáveis como esta.

4 comentários:

  1. Olá Gabriel!

    palo que vejo todos sairam perdendo,Dorival por ter sido demitido, o Santos que perdeu um grande tecnico, e Neymar que saiu com sua imagem manchada do acontecido, é uma pena que asuntos como esse atrapalhem um grande trabalho.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabriel, concordo com o comentário do Denilson, pois todos saíram perdendo com a demissão de Dorival Júnior.
    Tomara que depois desse ataque de estrelismo de Neymar, que ele tome vergonha na cara e que pense duas vezes antes de dar algum chilique nos jogos.
    Abraços e saudações vascaínas.

    Visite- http://torcidacrvg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Pior que Neymar, foi a diretoria santista. Nada, eu repito - nada! - justificava a demissão de Dorival. Se a insubordinação servisse de parâmetro, pq não demitiram o moleque quando se rebelou em campo??

    Saco cheio desse assunto!!

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  4. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar as redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!