domingo, 4 de julho de 2010

Bye, Bye, América do Sul

Neste sábado foram definidos os dois últimos semifinalistas da Copa do Mundo. Alemanha e Espanha venceram Argentina e Paraguai, respectivamente, e farão uma das semifinais do Mundial.

Pela manhã, Alemanha e Argentina jogaram na Cidade do Cabo. E logo aos três minutos do primeiro tempo, na falta cobrada por Schweinsteiger, Muller se antecipou a zaga argentina e escorou para as redes, abrindo o placar para os alemães. A Alemanha dominava a partida, marcava muito bem e atacava os argentinos, que tinham dificuldades na marcação e não chegavam com perigo ao ataque. Apenas nos 20 minutos finais da primeira etapa nossos hermanos se soltaram um pouco e conseguiram levar algum perigo, mas nada que tirasse o predomínio alemão na partida, que, ganhando o meio, comandada por Schweinsteiger e Özil e criando jogadas, mas não acertando as finalizações e perdendo oportunidades de ampliar o marcador. Na segunda etapa, a Argentina veio para cima e a Alemanha usou da mesmíssima tática usada no jogo anterior contra a Inglaterra. Se fechar por completo, tentando matar o jogo nos contra-ataques muito rápidos. E não deu outra. Os argentinos tentaram atacar, tiveram chances com Tevez e Higuaín, mas sofreram com os contra-golpes, principalmente pelo lado direito de defesa. E aos 23 minutos, os alemães aproveitaram. Muller lançou Podolsky pela direita. Ele invadiu a área e rolou para Klose empurrar para as redes. Aos 29, o terceiro. Schweinsteiger, pelo lado direito, driblou três marcadores, entrou na área e tocou para Friedrich rolar para o gol. E aos 44 minutos, o golpe de misericórdia. Tabela de Özil e Podolsky, onde o meia cruzou para Klose fazer seu segundo na partida, o 14º em Copas e o quarto da Alemanha, classificadíssima. A Argentina, sem mostrar reação, lutou até o final, mas não conseguiu muita coisa. Bye, Bye, hermanos.

No jogo da tarde, Espanha e Paraguai se enfrentaram em Joanerburgo. No primeiro tempo o ferrolho paraguaio amarrou as jogadas ofensivas espanholas, que tocavam a bola em busca de espaços. A primeira chance veio somente aos 28 minutos, num chute de Xavi. Compácta na marcação, sem dar espaços, o Paraguai, com uma formação defensiva, se via a vontade para também arriscar subidas ao ataque. Conseguiu criar algumas boas chances de gol na primeira etapa, até mais que os espanhóis, que tiveram o domínio da bola, como quase sempre fazem, mas encontrava muitas dificuldades para infiltrar na zaga paraguaia. No segundo tempo, o jogo ficou movimentadíssimo. Aos 13 minutos, Piqué segurou Cardozo dentro da área. Penalti para o Paraguai, que o próprio Cardozo bateu para a defesa de Casillas. Pouco depois, desta vez Villa sofreu pênalti duvidoso de Alcaraz. Xabi Alonso bateu e fez o gol. Mas o árbitro mandou voltar a cobrança alegando invasão por parte dos espanhóis. Na segunda batida, porém, Villar espalmou e evitou o gol espanhol. No rebote do penal, Fábregas foi atingido pelo goleiro paraguaio. Pênalti ignorado. Com quatro pênaltis, dois perdidos, um feito mas anulado e outro não marcado, mesmo assim o jogo seguia 0 a 0. A partida então ficou aberta, com os dois times partindo para cima buscando a vitória. E prevaleceu a qualidade espanhola. Aos 38 minutos, Iniesta fez fila e tocou de lado para Pedro, que chutou na trave. A bola sobrou para Villa chutar a bola, que tocou nas duas traves antes de entrar. Chorado, dramático. O Paraguai não desistiu e Barrios desperdiçou a chance do empate, esbarrando em Casillas por duas vezes no mesmo lance. Villa ainda teve oportunidade de ampliar, mas ficou nisso. Num jogaço de bola, mas um Bye, Bye para a América do Sul e classificação europeia.

Argentina e Paraguai dão adeus ao Mundial, como o Brasil deu na sexta-feira, e deixam nas mãos do Uruguai a honra da América do Sul na Copa 2010. Nos duelos de europeus x sul-americanos, deu Europa. Inquestionável mesmo, só a elástica vitória da Alemanha sobre a Argentina. Agora, semifinais definidas. Holanda x Uruguai, Alemanha x Espanha. Jogaços, imperdíveis e que prometem muita emoção.

2 comentários:

  1. Pois é Gabriel, os sul-americanos foram muito bem na fase inicial mas depois no mata-mata caíram todos menos o Uruguai.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. E ai Gabriel, blz.
    Tirando o jogo da Argentina que não viu nem acor da bola, os demais sulamericanos fizeram jogos bem disputados que foram decididos nos detales. Desta vez os europeus levaram a melhor, mas ainda acho que o Paraguai não merecia perder.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!