domingo, 18 de abril de 2010

Show dos Meninos da Vila em SP, e Botafogo campeão no RJ

Esse final de semana foi marcado por muitas e fortes emoções nos Campeonatos Estaduais pelo Brasil, que chegam a sua reta decisiva. A maioria chegou à sua finalíssima, como o Campeonato Paulista, Mineiro, Gaúcho e Catarinense. E outros até já conheceram seus campeões, como no Carioca e no Paranaense. Destaco os dois principais estaduais do país,o Paulistão e o Cariocão.

Começo por São Paulo. Na Vila Belmiro, Santos e São Paulo fizeram o segundo jogo das semifinais. Com a vantagem de poder perder por até um gol de diferença, o Santos começou a partida tentando logo definir sua classificação. Criou chances com Robinho, Neymar e Wesley. Por sua vez, o São Paulo tinha mais posse de bola, mas não aproveitava dessa vantagem, errando muitos passes no meio-de-campo, com seus laterais presos na marcação e seus atacantes bem marcados. As oportunidades foram todas do peixe, que tiveram o controle da partida na primeira etapa. E no segundo tempo, o panorama não mudou. Só melhorou para os donos da casa, que tinham mais domínio do jogo que no primeiro tempo, mais posse de bola e chances de abrir o marcador. E o placar mudou aos 15 minutos. Marquinhos cruzou para Neymar empurrar de ombro para o gol. Com o tricolor perdido em campo, e apelando até para a violência, com as peripécias de Robinho e Neymar, a partida continuou com o domínio total santista. E aos 37, novamente Neymar, ampliou de pênalti, e com direito a paradinha em Ceni. Aos 40, Ganso emendou cruzamento de Madson e fechou a conta. Ficou evidente no jogo que o Santos rende melhor somente com dois atacantes (Robinho e Neymar), com três meias (Ganso, Marquinhos e Wesley) que chegam ao ataque e sabem marcar e com um volante de marcação que protege a defesa (Arouca). O sistema defensivo, que não era de toda confiança, foi muito bem nessa formação. Se Dorival optar por um time mais ofensivo, deve sacar um meia para a entrada de André, mas deixa a defesa mais aberta. Opções não faltam, e o Santos agora encara o Santo André, sendo franco favorito para conquistar o Paulistão, com direito a show dos Meninos da Vila.

No Rio de Janeiro, no Maracanã, a final da Taça Rio reuniu muita rivalidade e sede de revanche. Flamengo e Botafogo decidiam novamente o Carioca. Precisando ser campeão para continuar vivo na briga pelo tetracampeonato, o Flamengo acabou sendo atacado pelo Botafogo no início do primeiro tempo, sempre com bolas alçadas na área para Loco Abreu e Herrera brigarem com os zagueiros. Com mais volume de jogo, o alvinegro conseguiu abrir o placar num pênalti aos 23 minutos, convertido por Herrera, batendo firme no meio do gol. Andrade surpreendeu em sacar Toró e por Vinicius Pacheco. A substituição deixou o Flamengo mais ofensivo, que passou a pressionar e chegar ao ataque. E, aos 44, obteve o empate. Confusão na área, que Vagner Love aproveitou e empurrou para as redes. Na segunda etapa, o jogo caiu de qualidade, com muitos passes errados. As duas equipes buscavam o gol, mas esbarravam em seus próprios erros. Mas, novamente em um cruzamento na área, Maldonado puxou Herrera dentro da área. Mais um pênalti para o Botafogo, e expulsão do volante rubro-negro. Loco Abreu, justificando o apelido, deu uma cavadinha na bola, que ainda beijou o travessão antes de entrar. 2 a 1. Mesmo com um jogador a menos, o Flamengo voltou a pressionar, e conseguiu um pênalti ao seu favor. Mas, na cobrança, Adriano bateu no canto esquerdo de Jefferson, que se esticou e defendeu. O Flamengo pressionou até o final da partida, mas não obteve sucesso. Depois de três vices seguidos, o Botafogo finalmente deixou de lado esse estigma do quase e é campeão carioca novamente, depois de quatro anos. Título de superação de todo o grupo e da torcida, que mereciam essa conquista. Parabéns a todos os botafoguenses.

Muita emoção na reta de chegada dos Campeonatos Estaduais. Agüenta o coração do torcedor!

4 comentários:

  1. O Santos está jogando muito, esta dando gosto de ver o futebol da mulecada do peixe, Campeão Paulista e favorito a ganhar a Copa do Brasil.

    Quanto ao Botafogo, a justiça foi feita, roubaram o meu Vascão e não adiantou nada. Parabéns aos Botafoguenses.

    Obs: Ajude a eleger a Nova Musa do Blog do Vascão.

    Abraço
    Jeferson
    Blog do Vascão

    ResponderExcluir
  2. Pois é Gabriel, justiça foi feita pelo Botafogo, que desde 2007 estava sendo zuado por essa corja de rubro-negros que nem sabem o nome do clube completo. Apesar de ser vascaíno, eu sequei bastante os mulambos mesmo, para ver se daria certo; e deu. E eles (os mulambos), têm que botar na cabeça deles que não se ganha jogo roubando como ultimamente, se ganha na base da raça.
    Tentaram roubar o Vasco, mas conforme o comentário anterior, se ferraram bonito. Quem ficou, digamos, um pouco triste, é as Organizações Globo, que os protegem descaradamente deve estar fula da vida com isso, pois se os mulambos fossem campeões, eles iam puxar o saco mesmo deles, mas como foi o Botafogo, eu duvido que eles deram atenção no jogo da final da Taça Rio e do Estadual também.
    Como detesto as transmissões da Glomerda, eu não assisti, mas creio eu que eles não deram atenção ao Botafogo quanto a isso. Sempre boicoto o monopólio mesmo, e tem trouxa que assiste ela no futebol e aplaude ela, como se fosse a maioral. Faça como eu, assista pela Band.

    Abraços e saudações vascaínas.
    http://torcidacrvg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Pra quem duvidava que o Santos não podia vencer bem em clássicos aí está a resposta. O Botafogo finalmente venceu depois de um tri-vice contra o Flamengo. Mesmo com o elenco mais modesto de todos os quatro grandes, o Botafogo se superou mais uma vez.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. O time do Santos está demais,se continuar assim é campeão da Copa do Brasil e Brasileiro fácil, fácil... No campeonato carioca a justiça também prevaleceu, a equipe mais organizada foi a campeã.

    Abraços!!

    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!