domingo, 28 de fevereiro de 2010

Ronaldinho: Vai ou não vai?

Mais uma atuação de gala de Ronaldinho. Nos últimos jogos, não tem sido diferente. Contra a Atalanta, neste domingo, mais passes desconcertantes e assistências precisas, e um belo jogo. As últimas atuações do Gaúcho pelo Milan, tanto no Campeonato Italiano como na Liga dos Campeões, fazem o torcedor brasileiro pensar nele de novo como solução para concluir o grupo de jogadores da seleção que vão para a África do Sul em junho. O grupo já estava fechado, os nomes já pré-escolhidos, mas eis que apareceu novamente o Gaúcho cabeludo para confundir de vez a cabeça e aos idéias de Dunga. Afinal, tem lugar pra ele?


















Teoricamente, tem. Mas as recentes convocações feitas por Dunga dão sinal que ele dificilmente terá lugar entre os 23 selecionados para a busca do hexa. Alguns dizem: “Se ele fosse para a Copa, o Dunga já teria chamado”, e têm outros que soltam: “Ele não precisa ser testado”. As duas hipóteses não estão erradas, mas ninguém pode saber o que se passa na cabeça do técnico da seleção. Dentro de campo, ele joga mais ou menos na posição que Robinho, o queridinho de Dunga, joga hoje. Um atacante de movimentação que serve com passes e cruzamentos o centroavante de oficio, que é Luís Fabiano. Mas, no Milan, o Gaúcho joga um pouco mais atrás, ainda assim sem a responsabilidade de marcação. Talvez Dunga prefira Robinho justamente por isso, por ele poder fazer diversas funções em campo e ajudar na marcação na saída de bola e no lateral que ataca no seu lado. Ronaldinho já não pode fazer isso, o que comprometeria todo o estilo de jogo da seleção, que ficaria menos “pegador” na defesa. Dunga tem medo de repetir 2006, quando Ronaldinho tinha que marcar e sobrecarregava os volantes. E deu no que deu. Por isso, a convocação dele fica bem complicada. No lugar de Kaká? Mais difícil ainda, porque o meia do Real Madrid, assim como Robinho, é a espinha dorsal do time de Dunga. No Milan, Ronaldinho joga servindo os dois atacantes, o holandês Hunttelar e Pato. Kaká faz o mesmo papel, mas com mais movimentação, e também ajuda a marcar. Na teoria, a vaga do Gaúcho na sua terceira Copa do Mundo fica distante.

Mas ele continua jogando bem, fazendo gols e dando passes certeiros e muitas assistências para os gols do Rossonero, e deixando uma pulga atrás da orelha do torcedor, dos comentaristas futebolísticos, da CBF e principalmente de Dunga. E se o técnico não levar o Gaúcho? Se a seleção fracassar, com certeza surgiram comentários como “Se tivesse levado Ronaldinho, as coisas seriam diferentes”. No meio de tantas controvérsias, ele pode surgir, e pode levar junto Alexandre Pato, que voltou a aparecer fazendo muitos gols. Mesmo não se encaixando perfeitamente no esquema do treinador, Ronaldinho é sempre Ronaldinho, e ainda pode aparecer como uma surpresa na lista. Não duvide dele. Como o próprio Dunga diz, todos que estão em atividade ainda têm chances, certo?

5 comentários:

  1. O Dunga é teimoso e não vai chamá-lo. Depois do corte de Luis Fabiano e a convocação de Grafite em seu lugar, pode esquecer.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Não só sigo seu blog, como também coloquei o link dele na seção dos meus parceiros. E já faz duas semanas isso... jeje

    Sempre que posso, faço comentários no teu blog que é, diga-se de passagem, muito bom. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Tudo certo, sem stress.

    Eu tenho mais um blog que tem relação com futebol, é sobre camisas de futebol. Se vc quiser posso colocar o link do teu blog lá, e aí vc coloca o do meu aqui. Não temos nada a perder; só acessos a ganhar! jeje


    Eis meus outros blogs:

    http://mantosecia.blogspot.com/

    http://virtualfantasymanager.blogspot.com/

    Este último tem relação, mas é virtual. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Tá tudo em casa. Já coloquei seu blog lá na no blogroll dos meus dois blogs.


    Um abraço!


    http://mantosecia.blogspot.com/

    http://virtualfantasymanager.blogspot.com/

    http://paixaofuteboleira.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!