sábado, 20 de fevereiro de 2010

Raio-X da Final da Taça Guanabara: Vasco x Botafogo

Amanhã acontece a final do primeiro turno do Campeonato Carioca, a Taça Guanabara. Vasco e Botafogo medem forças no Maracanã às 17h. Ambos do Grupo B na primeira fase, o Vasco terminou a primeira fase como líder do Grupo B, com 19 pontos, e passou pelo Fluminense, nos pênaltis, nas semifinais. Já o Botafogo acabou a primeira fase com 18 pontos, segundo colocado, e superou o Flamengo na semifinal por 2 a 1, na última quarta-feira. Mas uma vez, faço um Raio-X todo especial deste confronto, que promete tremer o Maracanã neste domingo.

Defesa:


O Vasco terminou a fase de grupos com a defesa menos vazada contando os dois grupos. Conta com o Fernando Prass, com uma grande regularidade. A lateral-direita, que tinha Fagner como titular, mas ele continua machucado e não joga, vai com Élder Granja. Na zaga, Fernando e Titi ainda geram desconfiança no torcedor. Márcio Careca, na lateral-esquerda, aos poucos vem se firmando, mas precisa melhorar a marcação. Os números não correspondem a um setor totalmente confiável.
O Botafogo, no jogo contra o Flamengo, mostrou uma melhor evolução de sua defesa. Os titulares hoje são Antônio Carlos e Fábio Ferreira, nomes ainda contestados pela torcida. Joel Santana pode optar ainda por jogar Fahel como um terceiro zagueiro e mudar o esquema. Nas laterais, o contestadíssimo e perseguido pela torcida Alessandro na direita e Marcelo Cordeiro na esquerda, este mostrando melhor qualidade. No gol, Jefferson é um dos melhores goleiros do Campeonato, sendo regular e fazendo belas defesas. Mas o fantasma do 6 a 0 ascende um sinal amarelo em General Severiano.

Meio-de-campo:


O Vasco possui um vasto muito grande de jogadores para esta posição. Os titulares são Nilton, que faz gols, mas não tem uma marcação muito eficiente, Léo Gago, que veio do Avaí e também marcou seus gols, que é melhor na marcação, e Souza, jovem revelado na base que joga como um falso terceiro volante, ajudando tanto na criação como na marcação. No entanto, os três chegam no ataque. Carlos Alberto, que era dúvida para a partida de amanhã, é o cérebro da equipe, com jogadas e belos passes. Ainda não fez uma grande atuação este ano.
O Botafogo não é diferente um relação à quantidade de atletas no setor. Na cabeça de área, os titulares são Leandro Guerreiro, um dos únicos que escapou das críticas da torcida, e Somália, que conseguiu a vaga de titular e ganhou confiança de Joel. O setor de ciração fica a cargo Renato Cajá, recém-chegado, e principalmente Lúcio Flávio, velho conhecido da torcida alvinegra, que vem recebendo críticas nos últimos jogos. Assim como Carlos Alberto, ainda não fez uma grande partida neste ano, mas sua bola parada pode ser fatal.

Ataque:


O Vasco acabou com o segundo melhor ataque da primeira fase, com 19 gols. Tem como titulares o jovem Phillipe Coutinho, já vendido para a Internazionale-ITA, que na fase de grupos mostrou um grande futebol, com dribles desconcertantes, gols e assistências, ajudando o cruzmaltino a vencer as partidas. O homem-gol do time é Dodô, um dos artilheiros do Campeonato, com sete gols. Chegou com desconfiança e já aplicou dois hat-tricks contra o próprio Botafogo e Friburguense. Tem que continuar o apetite. O Vasco ainda tem um desfalque no setor. Rafael Coelho foi suspenso por 7 jogos pelo STJD e fuça fora da final.
O Botafogo vai com um ataque todo “sul-americanizado”. Herrera msotra muita vontade e disposição, e joga como um segundo atacante, preparando jogadas para os que vem de trás e para seu companheiro de finalizações, “El Loco” Abreu, que faz o papel do centroavante, bom na bola aérea e fazendo o pivô para os companheiros. e ainda tem o jovem Caio, que sempre que entra mostra estrela.

3 comentários:

  1. Retribuindo a visita brother, show de bola seu blog e sempre estarei por aqui. Amanha é Vascão 3 a 1.

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. Retribuindo a visita também.

    Hoje Vasco dará show!

    Abraçao!
    vascaominhapaixao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fala Gabriel, blz?
    Obrigada por visitar meu blog...e espero q volte mais vezes hehehehe
    Infelismente nao deu pra nós dessa vez. Vaso entrou apagado..o dodo dopado e deu tudo errado.
    Mas nao perdemos a guerra ainda...foi só uma batalha. Taça Rio ta ai e ta na hora de mostrar a força de verdade.
    Acho q faltou ousadia pro vasco...ficou so tocando a bola e nao concluia a jogada. Continuo achando o time do vasco superior, mas nao tivemos um dia bom.

    Saudaçoes Vascainas!!!
    Tamo junto!!!
    Bjs

    ah, ja add :)

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!