sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A grande Fuerza de Cabañas

Ídolo na seleção paraguaia e no seu time, o América do México. Adorado nos dois países. Carrasco de flamenguistas e santistas no Brasil. E um milagre para o mundo todo. De um atacante forte e matador, Salvador Cabañas virou sinônimo de superação e força de vontade para os amantes do futebol.

Cabañas começou a se destacar para o mundo da bola e principalmente para os brasileiros em 2008, quando seu time, o América, estava disputando a Libertadores. No confronto de oitavas-de-final, encarou o Flamengo. No jogo de volta, no Maracanã, simplesmente acabou com a festa de despedida de Joel Santana, que estava deixando a gávea para comandar a seleção da África do Sul. No 3 a 0, marcou dois gols e calou um Maracanã lotado. Nas quartas-de-final, enfrentou mais um time brasileiro, o Santos. No jogo no estádio Asteca, outra vez deixou sua marca duas vezes e eliminou o peixe. Seu time foi parar nas semifinais. Antes disso, Cabañas já era convocado para a seleção do Paraguai, mas depois disso começou e se destacar e marcar gols importantes, tanto na seleção quanto no seu time. Apesar de sempre aparentar estar acima do peso, o atacante não foi muito questionado sobre sua massa muscular, e mostrou sempre faro de gol. Marcou gol sobre o Brasil nas eliminatórias, nos jogos de ida e volta, a ajudou o Paraguai a se classificar com a segunda melhor campanha nas Eliminatórias Sul-Americanas, e era a grande estrela do time que irá para a Copa. Caiu no grupo de Itália, Suíça e Honduras, e tem chances de avançar a próxima fase e fazer um belo torneio.

Após levar um tiro na cabeça em uma tentativa de assalto, num bar no México, a vida do atacante correu perigo e, na verdade, ainda corre. A notícia correu o mundo e chocou a todos, devido à violência que se encontra nos centros urbanos, e que agora migrou também para o futebol. Cabañas estave entre a vida e a morte, mas a cada dia vem superando uma barreira, uma dificuldade. E fala até em jogar a Copa do Mundo, que começará a pouco mais de 5 meses. Isso até dará uma esperança ao torcedor paraguaio, que dificilmente contará com seu principal jogador para a disputa na África do Sul, em junho. A recuperação é longa, o estado é instável, mas claro que sem condições de poder tocar na pelota. Mas ele mostra uma força de vontade impressionante, já querendo voltar os treinos. Cabañas deu um exemplo de vida para muitos. Que ele continue lutando, superando a cada dia os probelmas, barreira por barreira, até voltar aos gramados para mostrar seu grande futebol, que é igual a sua força. Fuerza, Cabañas!

Um comentário:

  1. Cabanas vai sair dessa. Ele é e sempre será o idolo meu. Afinal que se esquece daquela partida do Maracanã?! Quem se esquece daquele dia em que ele acabou com a mulambada!!

    Se Deus quiser ele vai para Copa Sim... Força Cabanas!! Ops... Fuerza, Cabañas!

    Abraços

    Carlos Junior
    http://gregojr.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!