terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Champions League: O Retorno

Depois de um período de mais de dois meses de inatividade, a Liga dos Campeões da Europa, ou Champions League, está de volta. Com os confrontos eletrizantes na sua fase de oitavas-de-final, que começam na terça-feira de carnaval e tem complemento na quarta-feira de cinzas, com os jogos de ida. Confira agora uma análise geral dos jogos, um Raio-X de cada confronto do maior campeonato Interclubes do Mundo.


Lyon x Real Madrid (Ida: 16/02 – Volta: 10/03): Para quem espera um passeio dos galáticos do Real Madrid, acho que verá um jogo mais complicado do que o sugestivo para os merengues. O Lyon, que perdeu a hegemonia da França na última temporada, mesmo assim continua forte, e desbancou nada menos que o Liverpool, time com fama de copeiro, na primeira fase. Disputa o título francês, onde se encontra em quarto lugar. Aposta no brasileiro Michel Bastos, que deverá ir para a Copa do Mundo como o lateral-esquerdo de Dunga, mas joga como meia pelo Lyon, e nos atacantes, o argentino Lisandro Lopez e Miralem Pjanic, com 3 gols na competição.
Já o Real Madrid acabou a fase de grupos em primeiro lugar, quatro pontos a frente do Milan, e disputa ponto a ponto o título espanhol com o Barcelona. Com o português Cristiano Ronaldo (artilheiro até aqui com 6 gols) recuperado de lesão e voltando a mostrar seu grande futebol, com Kaká o servindo e com o goleador Benzema, o Real vai pra cima tentando passar de fase para conseguir seu décimo título na competição

Palpite: Mesmo com o Lyon bem, o Real Madrid passa, mas deve encontrar um pouco de dificuldade. Quem tem Ronaldo e Kaká sabe que pode contar com eles para decidir uma partida.


Milan x Manchester United (Ida: 16/02 – Volta: 10/03): As oitavas-de-final já reservam dois clássicos entre italianos e ingleses. O primeiro deles é este. O Milan terminou a primeira fase em segundo lugar, atrás do Real Madrid e dois pontos a frente do Olympique de Marselha. Está irregular no Calccio, onde ocupa a terceira posição. Aposta em dois brasileiros, na boa fase de Ronaldinho Gaúcho, que, assim como o time, oscila em excelentes jogos e apáticas atuações, e Pato, que, aliás, não sabe se poderá atuar, devido a sua inscrição.
O United se classificou aos trancos e barrancos na fase de grupos, mas ainda assim acabou em primeiro. Vem melhorando o futebol com ótimas atuações pelo Campeonato Inglês, onde está a um ponto do líder Chelsea. Muito por conta da excelente fase de Wayne Rooney, que vem fazendo sua melhor temporada nos últimos anos. O jovem português Nani e os laterais brasileiros, os gêmeos Fábio e Rafael.

Palpite: Pela regularidade nos últimos jogos, aposto no Manchester United. Mas será um jogo complicado para os Red Devills. Se o Gaúcho resolver jogar...


Internazionale x Chelsea (Ida: 24/02 – Volta: 16/03): O segundo confronto entre Itália e Inglaterra promete ainda mais emoção. A Internazionale, que parece soberana no italiano, terminou atrás do atual campeão Barcelona na primeira fase. No Calccio, tem tudo para conseguir o pentacampeonato, lidera com folgas. Muito eficiente na Liga dos Campeões, o goleador Eto’o pode fazer a diferença, contando com a boa fase de seu companheiro de ataque Diego Milito, dos meias Stankovic e Sneijder, do zagueiro Lúcio e do goleiro Júlio César. Mourinho escara seu ex-clube. Os interistas já querem expandir fronteiras além da bota.
Já o Chelsea se classificou em primeiro no seu grupo sem sofrer nenhuma derrota. Na Premier League, disputa com o United a hegemonia do país. Encontra-se na liderança. Cobiçado já há muito tempo por Abramovich e pelos torcedores, a Champions virou obsessão nos blues, que deixaram escapar o título em 2008 nos pênaltis para o próprio Manchester, e ano passado caíram nas semifinais diante do Barcelona. Carlo Ancelotti aposta na ótima fase do artilheiro Didier Drogba e de Lampard.

Palpite: Com certeza este é o confronto mais nivelado e sem favoritos das oitavas. É muito difícil apontar uma opinião. Mas não vou ficar em cima do muro. Pelas últimas atuações, acho que a Internazionale segue adiante, mas o Chelsea deve dificultar as coisas, sendo que o jogo da volta é em Stanford Brigde, onde os blues quase não perdem. Aposto que dá Itália.


Sevilla x CSKA (Ida: 24/02– Volta: 16/03): Este confronto já atrai menos holofotes do que os de cima. O Sevilla concluiu a fase de classificação em primeiro no seu grupo, e se classificou com tranquilidade. No Espanhol, briga por uma das vagas no G-4. Aposta na ótima fase do goleador e agora garçom (terminou a primeira fase da Champions com quatro assistências) Luís Fabiano, o “Fabuloso”, de seu companheiro de ataque Kanouté e do meia brasileiro Renato.
O CSKA Moscou conseguiu sua vaga nas oitavas no apagar das luzes, eliminando o atual campeão alemão, o Wolfsburg. Está entre os gigantes do futebol russo, e tem os brasileiros Daniel Carvalho (meia) e Guilherme, atacante ex-Cruzeiro, no elenco. Os destaques são os atacantes Milos Krasic, com 4 gols na Liga, e Alan Dzagoev, com 3 gols.

Palpite: Com fama de copeiro e em boa fase, o Sevilla passa, tendo como vantagem o jogo da volta ser na Espanha.


Porto x Arsenal (Ida: 17/02 – Volta: 09/03): Jogo de duas equipes similares. O Arsenal passou a fase de grupos em primeiro lugar. No Campeonato Inglês, ocupa a terceira colocação, ainda lutando pelo título. Conta com Fábregas, que caiu de rendimento, Arshavin, que costuma aparecer em momentos decisivos, e ainda em Nasri e o brasileiro Denílson, ambos meias.
Já o Porto se classificou em segundo, no grupo do Chelsea, ficando a dois pontos dos blues, desbancando o então favorito para a outra vaga do grupo, o Atlético de Madrid. No português,defendendo o tetracampeonato, também ocupa a terceira posição, nove pontos atrás do líder Benfica. Aposta na boa fase do atacante brasileiro Hulk e no colombiano Falcão Garcia, também atacante.

Palpite: Com maior qualidade individual, o Arsenal deve passar, mas os jogos prometem ser bem disputados, onde a individualidade pode fazer a diferença.


Bayer Muniche x Fiorentina (Ida: 17/02 – Volta: 09/03): Outro jogo que promete ser equilibrado. A Fiorentina surpreendeu a todos ficando em primeiro lugar no grupo E, com 5 vitórias em 6 jogos, deixando de fora o todo poderoso Liverpool. No Italiano, porém, está somente na 11ª colocação, muito atrás do esperado. Sem poder contar com seu principal jogador, o meia romeno Mutu, que foi pego no anti-doping, aposta nos gols do artilheiro Gilardino e no recém-chegado Keirrison, que, emfim, poderá mostrar seu futebol na Europa.
O Bayer Muniche, antes apontado como favorito para o grupo, acabou a fase de classificação em segundo lugar, atrás do Bordeaux, conseguindo sua vaga graças a uma goleada de 4 a 1 sobre a Juventus na Itália, eliminando precocemente os italianos. Na Bundesliga, vem numa crescente espetacular, conseguindo nove vitórias consecutivas, e divide a liderança com o outro Bayer, o Leverkusen, após um início ruim. Em grande fase, os meias Robben e Ribery são as esperanças dos alemães, que também contam com os goleadores da seleção da Alemanha, Klose e Gómez.

Palpite: Pelo momento que as duas equipes passam, o Bayer Muniche é favorito a passar, vindo de várias vitórias consecutivas no alemão. A Viola perde muito sem Mutu, e Gilardino terá que fazer a diferença em prol dos italianos.


Stuttgart x Barcelona (Ida: 23/02– Volta: 17/03): Favoritismo total dos catalães. O Barcelona, atual campeão, desbancou a Internazionale no seu grupo e ficou em primeiro. No espanhol, disputa com o Real Madrid para conseguir o bicampeonato. Do time, nem preciso falar muita coisa. Uma equipe que conta com Xavi, Iniesta, Messi, Henry e Ibrahimovic no elenco pode disputar de igual para igual com qualquer equipe do mundo. Contra o Stuttgart, então, nem se fala...
Os alemães do Stuttgart se classificaram por um ponto, terminando em segundo, um ponto a frente do Unirea. No alemão, o clube ocupa a modesta décima posição, distante dos líderes. Conta com o experiente goleiro Lehmann, o meia Hleb e o atacante brasileiro Cacau.


Palpite: Não precisa nem dizer, não é? É Barcelona na cabeça, deve passar com ampla facilidade, se não pintar nenhum imprevisto nem zebra, o que não deve acontecer.


Olympiacos x Bordeaux (Ida: 23/02– Volta: 17/03): O time francês pinta como favorito. Na primeira fase, desbancou o Liverpool e acabou em primeiro lugar, com 5 vitórias e 1 empate, como o único time sem derrotas, junto com o Chelsea. No Campeonato Francês, lidera, buscando o bicampeonato. Tem como destaques e apostas o meia brasileiro Wendell (ex-Santos e Cruzeiro), outro meia, Gourcuff, destaque da equipe e o atacante Cavenaghi.
Já o Olympiacos terminou na segunda colocação a primeira fase e se classificou com tranquilidade. No campeonato nacional, busca o hexacampeonato. Tem como destaques os brasileiros Dudu Cearense (meia) e Diogo (atacante ex-Portuguesa).

Palpite: Pelo futebol que demonstrou na primeira fase, o Bordeaux deve passar com facilidade pelo Olympiacos, que surge como zebra e não tem concorrentes na Grécia.

9 comentários:

  1. ola
    sou o do blog : poderdeobservacao..
    como sabes, sou tenho este blog ha pouco e quero te perguntar como faço para ser um dos teus seguidores?!
    é que tu ja apareces no meu blog como meu seguidor...

    xau
    =D

    ResponderExcluir
  2. Cara, acredito que o Real poderá ganhar sem muitas dificuldades sim, mas não devemos subestimar o Lyon, ouso até dizer que ganhará com uma certa autoridade sobre os franceses. Bayern x Fiorentina é o confronto mais equilibrado na minha opinião. Enfim, teremos grandes jogos nesta fase.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. que bom que voltou a Champions, eu tava com saudades, só não entendo pq a Band resolveu parar de passar o Barcelona agora .... mas ainda bem que o esporte interativo vai trazar esse jogaço entre Milan e Mch United .....

    ResponderExcluir
  4. Até que enfim que a Liga está de volta, tava sentindo falta. Daqui pra frente só tem jogão.

    Um dos jogos mais esperados por mim, é Chelsea e Inter de Milão. Acredito que será um dos melhores jogo da Liga.


    Aceito parceria sim...
    Se você quiser participar do bolão, pode me mandar um email: andrepeixotodamasio@hotmail.com

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Gabriel, passei aqui mais uma vez para lhe informar que add seu blog na lista de favoritos. Add o meu aqui também.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá Gabriel!

    Já estou seguindo o seu blog e ele já está na lista dos meus favoritos!

    Quanto ao post, muito bem escrito e ótimas análises, meus parabéns!

    Estarei aqui sempre!

    Grande abraço, Jessica Corais

    ResponderExcluir
  7. Fala Gabriel, posha cara se eu tivesse passado por aqui antes certamente eu saberia que teria jogo ontem pela Liga, não passei e perdi esse grande confronto entre Manchester e Milan, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  8. Opa, blza?

    Jogaço de bola ontem! O Ferguson arrebentou com o Milan no segundo tempo, mudou totalmente o estilo d jogo do Manchester, em qnto o Leonardo foi castigado pela inesperiência.

    Passando para avisar que a 6ª rodada do 'Bolão do Opina Blog' já foi postada.

    Passe lá e deixe seus palpites!
    http://www.opinafutblog.blogspot.com/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!