sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

E agora, Juve?

A derrota para a Internazionale, nas quartas-de-final da Copa da Itália ontem foi a gota d’água para a Juventus e para o técnico Ciro Ferrara. O jogo era importantíssimo para a Vecchia Senhor. Vencer era dar sobrevida e moral a equipe no Campeonato Italiano e chegar a semifinal de uma Copa, e tentar a última chance de conseguir um título na temporada. Mas não deu. Foi tudo pelo ralo.

Como sempre (ou quase sempre), nos últimos jogos, a Juventus começou bem a partida, e conseguiu fazer um gol, com Diego, um dos “lúcidos” do time, num frangaço de Toldo. Mas depois disso o time novamente começou a desandar. A Inter pressionou, a Juve recuou demais e acabou cedendo à virada, com Lúcio, aos 27, e Balotelli, aos 44 minutos, ambos do segundo tempo. Esta foi a sexta derrota do time em sete jogos.


Não foi por causa deste jogo que Ferrara acabou sendo demitido. Já há algum tempo a Juventus não consegue fazer bons jogos e obter resultados. Na Champions League, foi surpreendentemente eliminado na primeira fase, por Bordeaux e Bayer Muniche. No Calccio, há tempos não consegue apresentar um bom futebol e vêm perdendo jogos para times menores que estão embaixo na tabela, como Bari (1x3), Chievo (0x1) e Catania (1x2), e sendo derrotada em clássicos dentro de casa, como Roma (1x2) e Milan (0x3). Amarga a sexta colocação, e corre um risco muito grande de ficar de fora da próxima Champions. A redenção poderia ser na Copa da Itália. Poderia.


Jogadores que chegaram com muita expectativa, principalmente os brasileiros Felipe Melo e Diego, não estão conseguindo jogar seu futebol. Até começaram bem, mas caíram de rendimento junto com o time, como o atacante Amauri. Mais o volante da seleção brasileira, que vinha sendo “queimado” pelo técnico, com substituições no primeiro tempo e com vaias da torcida. Cannavaro, antes intransponível, não vem jogando bem, e Del Piero, a lenda do clube, não tem feito à diferença.


A diretoria apostou num nome sem experiência para conduzir a equipe nesta temporada. Ferrara não conseguiu transformar um elenco de bons jogadores em uma equipe de verdade. A demissão foi imposta para dar um novo astral ao time e conseguir pelo menos a vaga na Liga dos Campeões. Nem Felipão, nem Guss Hiddink. O nome da vez é Alberto Zaccheroni, experiente treinador de 56 anos que assinou contrato até o fim da temporada. Já começou a treinar a equipe e comandará a Juve no jogo contra a Lazio, neste domingo. O treinador estava desempregado desde 2007, quando comandou o Torino. Conquistou um Campeonato Italiano pelo Milan, em 1998/1999. é uma aposta menos arriscada do que foi Ferrara, que simplesmente não deu certo. Tem mais experiência, e isso conta para arrumar a casa na atual fase que o time passa. Fica até o final do Calccio. Os títulos já se foram, resta abocanhar uma vaga na Champions League para não jogar toda a temporada no lixo. Se é que já não foi para o lixo.

Um comentário:

  1. A Juve pecisa mudar mesmo. Creio que a eliminação da Champions, até pelo modo que ela ocorreu, onde podia empatar, em casa, saiu na frente, e tomou GOLEADA. Depois desse jogo o time desandou. Um novo técnico não deve resolver, mas algo aconteceu com o time, especialmente depois desta eliminação.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!